ESTUDE NA UNIT
MENU

Ouvidores unidos por melhorias na educação

Representantes do Grupo Tiradentes e do Governo do Distrito Federal se unem para implantar ações de ouvidoria em escolas públicas do DF

às 21h04
Compartilhe:
Euler apresenta trabalho da Ouvidoria do Grupo Tiradentes

Euler apresenta trabalho da Ouvidoria do Grupo Tiradentes

O ouvidor do Grupo Tiradentes, Euler Almeida Costa, reuniu-se em Brasília com a ouvidora geral do Governo do Distrito Federal, Vera Lúcia Coelho de Medeiros, e representantes da Ouvidoria da Secretaria de Educação do DF, para o intercâmbio de informações e experiências sobre o trabalho de ouvidoria na área educacional. O encontro aconteceu no dia 13 de setembro, no anexo do Palácio Buriti.

Ex-ouvidora da Casa Civil durante os mandatos do presidente Lula, Vera Lúcia Medeiros convidou Euler Almeida Costa para a reunião na sede da Ouvidoria Geral do Distrito Federal, após assistir a uma explanação feita por Euler Costa no último Seminário Nacional de Ouvidores Públicos, ocorrido em Salvador, na Bahia.

“Apresentei à ouvidora Vera Lúcia o modelo de gestão do Grupo Tiradentes e suas características, dentre elas,  a prática dos princípios da preventividade, presencialidade, informalidade e temporalidade, que geram uma dinâmica moderna e eficiente na gestão de ouvidoria”, afirma Euler.

O enfrentamento ao bullying entre aluno/professor e aluno/aluno foi um dos pontos destacados na reunião de Brasília, já que as ocorrências são constantes nas escolas. Neste sentido, foi debatida a possibilidade de se trabalhar a questão da violência e cidadania em sala de aula.

Ouvidor da Unit fala para equipe do Distrito Federal

Ouvidor da Unit fala para equipe do Distrito Federal

“Esta troca de experiências sempre é válida para que possamos aperfeiçoar o atendimento ao cidadão, buscando a implantação de modelos que atendam a coletividade”, comenta a ouvidora geral Vera Lúcia Coelho.

 

PROJETOS

Durante a reunião, ficou acordado que o ouvidor do Grupo Tiradentes auxiliará a equipe da Ouvidoria da Secretaria de Educação do Distrito Federal na elaboração e implantação de projetos na área de ouvidoria, para as mais de 400 escolas públicas das regiões administrativas de Brasília, popularmente conhecidas como cidades satélites. Para Euler, a troca de experiências é muito valiosa, ainda que o Grupo Tiradentes atue somente na educação superior privada.

“A Ouvidoria Geral do Governo do Distrito Federal é um exemplo de modelo de gestão, pois coordena 104 Ouvidorias no GDF, sob a batuta de um padrão de qualidade instituído pela ouvidora Vera Lúcia Coelho de Medeiros. Várias unidades da Federação seguem a forma que a Ouvidoria do GDF atua, como, por exemplo, na criação do tridígito 162, por meio do qual o cidadão se manifesta somente sobre questões de ouvidoria. Não é por acaso que Vera Lúcia é uma ouvidora reconhecida internacionalmente, tendo recebido do Banco Mundial uma honraria na cidade de Manchester, no Reino Unido, por seu brilhante trabalho”, elogia Euler Almeida Costa.

Compartilhe: