ESTUDE NA UNIT
MENU

Pacientes da Aaacase recebem tratamento de beleza

Mais de 30 mulheres assistidas pela Associação de Apoio aos Adultos com Câncer do Estado de Sergipe participam do tratamento de beleza promovido pelo curso de Estética e Cosmética da Unit

às 17h41
Compartilhe:
Mulheres assistidas pela Aaacase recebem tratamento de beleza

Mulheres assistidas pela Aaacase recebem tratamento de beleza

A auxiliar de serviços gerais Luciene Santana tem 44 anos e há quatro luta contra os cânceres de mama e pescoço. Através do exame de toque, Luciene descobriu a doença na mama. O do pescoço, descoberto há cinco meses, foi após a cirurgia para retirada do primeiro câncer. A força para superação da doença e para o longo tratamento surgiu não apenas da família, mas da Associação de Apoio aos Adultos com Câncer do Estado de Sergipe – Aaacase. Luciene é uma das mais de 30 mulheres que frequentam a associação e participam de diversas atividades promovidas pelo grupo. Uma dessas ações foi realizada nesta quinta-feira, 26 de setembro, nos laboratórios de Estética e Cosmética da Universidade Tiradentes. As pacientes tiveram uma manhã diferente e receberam diversos tipos de tratamento de beleza.

“Eu sempre digo que a associação é minha segunda casa. E gosto quando eles proporcionam este tipo de atividade, porque nossa autoestima aumenta muito”, revela Luciene. Esta é a primeira vez que a paciente participa da atividade que integra o projeto ‘Aaacase em Beleza’, desenvolvido por alunos do curso de Serviço Social da Unit. Este ano, uma das novidades do evento é a participação dos estudantes de Estética e Cosmética.

“Esta ação acontece todos os anos em setembro. A intenção é melhorar a autoestima e valorizar essas mulheres. Acreditamos que a atividade tem sido positiva para o tratamento e recuperação dessas pacientes”, afirma a presidente da Aaacase Neide dos Santos Fortes.

Luciene Santana: "Gosto quando eles proporcionam este tipo de atividade, porque nossa autoestima aumenta muito"

Luciene Santana: “Gosto quando eles proporcionam este tipo de atividade, porque nossa autoestima aumenta muito”

Depois de receber uma pancada no seio e realizar exames para verificar a saúde, a dona de casa Rivanda Mendonça de 40 anos descobriu que tinha câncer de mama. Há seis anos ela está em tratamento contra a doença e há quatro frequenta a associação. Desde então, Rivanda faz questão de participar de todas as atividades do grupo. “É um tratamento difícil, mas a associação nos ajuda a enfrentar esses momentos. Eles nos dão apoio e nos sentimos muito acolhidas. Eu faço questão de participar das ações porque me divirto e conheço várias pessoas. Hoje farei cabelo e maquiagem”, diz a paciente empolgada com o tratamento de estética.

SERVIÇOS

No tratamento de beleza, as pacientes desfrutaram de diversos tipos de serviços: massagem; hidratação; higienização das mãos e pés; tratamentos facial e corporal; e tratamento capilar. Os serviços foram realizados por dezenas de estudantes do curso e contou com orientação das professoras Andrea Vasconcelos e Indira França. “Queremos promover um dia diferente através da beleza e contribuir para o bem-estar dessas mulheres. Muitas não têm acesso a determinados tipos de serviços de beleza pelo próprio custo. Estética não é apenas embelezamento e sim saúde, pois a melhora do bem estar mental é importantíssimo na recuperação das pacientes”, completa a coordenadora do curso Andrea Vasconcelos.

Presidente e vice-presidente da Aaacase Neide Fortes e Carmem Melo, respectivamente, aprova iniciativa

Presidente e vice-presidente da Aaacase Neide Fortes e Carmem Melo, respectivamente, aprovam iniciativa

Para as estudantes, o momento é importante pela oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. “É muito interessante, principalmente, para os estudantes que ainda não atuam na área. É uma oportunidade para lapidar as habilidades da profissão. Hoje eu estou na área de maquiagem e cabelo”, completa a acadêmica do 2º período Tharcysa Alvares Bezerra.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: