A auxiliar de serviços gerais Luciene Santana tem 44 anos e há quatro luta contra os cânceres de mama e pescoço. Através do exame de toque, Luciene descobriu a doença na mama. O do pescoço, descoberto há cinco meses, foi após a cirurgia para retirada do primeiro câncer. A força para superação da doença e para o longo tratamento surgiu não apenas da família, mas da Associação de Apoio aos Adultos com Câncer do Estado de Sergipe – Aaacase. Luciene é uma das mais de 30 mulheres que frequentam a associação e participam de diversas atividades promovidas pelo grupo. Uma dessas ações foi realizada nesta quinta-feira, 26 de setembro, nos laboratórios de Estética e Cosmética da Universidade Tiradentes. As pacientes tiveram uma manhã diferente e receberam diversos tipos de tratamento de beleza.
“Eu sempre digo que a associação é minha segunda casa. E gosto quando eles proporcionam este tipo de atividade, porque nossa autoestima aumenta muito”, revela Luciene. Esta é a primeira vez que a paciente participa da atividade que integra o projeto ‘Aaacase em Beleza’, desenvolvido por alunos do curso de Serviço Social da Unit. Este ano, uma das novidades do evento é a participação dos estudantes de Estética e Cosmética.
“Esta ação acontece todos os anos em setembro. A intenção é melhorar a autoestima e valorizar essas mulheres. Acreditamos que a atividade tem sido positiva para o tratamento e recuperação dessas pacientes”, afirma a presidente da Aaacase Neide dos Santos Fortes.

Luciene Santana: “Gosto quando eles proporcionam este tipo de atividade, porque nossa autoestima aumenta muito”
Depois de receber uma pancada no seio e realizar exames para verificar a saúde, a dona de casa Rivanda Mendonça de 40 anos descobriu que tinha câncer de mama. Há seis anos ela está em tratamento contra a doença e há quatro frequenta a associação. Desde então, Rivanda faz questão de participar de todas as atividades do grupo. “É um tratamento difícil, mas a associação nos ajuda a enfrentar esses momentos. Eles nos dão apoio e nos sentimos muito acolhidas. Eu faço questão de participar das ações porque me divirto e conheço várias pessoas. Hoje farei cabelo e maquiagem”, diz a paciente empolgada com o tratamento de estética.
SERVIÇOS
No tratamento de beleza, as pacientes desfrutaram de diversos tipos de serviços: massagem; hidratação; higienização das mãos e pés; tratamentos facial e corporal; e tratamento capilar. Os serviços foram realizados por dezenas de estudantes do curso e contou com orientação das professoras Andrea Vasconcelos e Indira França. “Queremos promover um dia diferente através da beleza e contribuir para o bem-estar dessas mulheres. Muitas não têm acesso a determinados tipos de serviços de beleza pelo próprio custo. Estética não é apenas embelezamento e sim saúde, pois a melhora do bem estar mental é importantíssimo na recuperação das pacientes”, completa a coordenadora do curso Andrea Vasconcelos.

Presidente e vice-presidente da Aaacase Neide Fortes e Carmem Melo, respectivamente, aprovam iniciativa
Para as estudantes, o momento é importante pela oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. “É muito interessante, principalmente, para os estudantes que ainda não atuam na área. É uma oportunidade para lapidar as habilidades da profissão. Hoje eu estou na área de maquiagem e cabelo”, completa a acadêmica do 2º período Tharcysa Alvares Bezerra.
Fotos: Marcelo Freitas