ESTUDE NA UNIT
MENU

PAIMI: mais de 25 anos de bem-estar e integração para mulheres idosas

Idosas têm acesso a atividades que proporcionam bem-estar físico e emocional no Programa de Atenção Integral à Melhor Idade

às 19h26
Compartilhe:

O Programa de Atenção Integral à Melhor Idade (PAIMI) da Universidade Tiradentes (Unit) tem sido um ambiente de cuidado e integração para as idosas do bairro Farolândia há mais de duas décadas. Atualmente, o programa acolhe 60 mulheres, proporcionando a elas uma variedade de atividades focadas em promover o bem-estar tanto físico quanto mental.

O PAIMI, em colaboração com diversos cursos da Unit, incluindo Direito, Fisioterapia, Serviço Social, Psicologia, Biomedicina, Estética, Nutrição, Farmácia e Educação Física, oferece uma ampla gama de atividades voltadas para a saúde e o bem-estar das participantes, criando um ambiente de harmonia.

As atividades são realizadas nos laboratórios do bloco C, geralmente às segundas, terças e quartas. Nesta semana, as idosas terão o suporte da equipe de Fisioterapia, Nutrição e Direito. A coordenadora do PAIMI, Zulnara Mota, conduz várias atividades abrangendo aspectos cognitivos, habilidades motoras, artesanato, entre outros.

“Aqui no Paimi, nós aprendemos, fazemos amizades e ainda recebemos todo o apoio da comunidade acadêmica. Ele faz com que as idosas se sintam acolhidas e inseridas em um meio acadêmico”, relata uma das participantes.

A fisioterapeuta e professora da Unit Maria Jane Aquino destaca a importância vital da fisioterapia no programa. “Toda segunda-feira o PAIMI tem uma parceria com o curso de Fisioterapia. Então nós trazemos a parte prática da disciplina de Fisioterapia em reumato funcional e geriátrica para o atendimento das idosas”, ressalta.

Atualmente, 13 alunos do curso de Fisioterapia estão envolvidos nessa prática, proporcionando sessões de 50 minutos a cada uma das 26 idosas atendidas. Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso e ao Dia do Fisioterapeuta, o foco é o relaxamento, com música suave e atividades manuais voltadas para esse propósito.

Na terça-feira, é a vez da equipe de Nutrição entrar em cena. A professora Sandra Maia, junto com seus alunos, discute a importância da ingestão de água para a saúde.

“A proposta é falar da importância da água, pode ser um assunto muito simplório, mas, não. O importante é trazer estratégias para melhorar a hidratação, o investimento em saúde, principalmente com a onda de calor que já chegou. A pessoa idosa, geralmente, esquece ou às vezes negligencia por não sentir sede. E o grande investimento é tomar água para não sentir sede, porque não espera o sinal de desidratação. Então, a nossa proposta é interativa, trouxemos algumas dicas, água saborizada e estratégias para melhorar essa relação com a água”, destaca a professora.

Para a aposentada e participante ativa do programa, Gisete Muniz, o PAIMI é um espaço que transcende a simples troca de conhecimento. “Eu comecei a ter muito conhecimento sobre a parte de farmácia, de nutrição e todos os tipos de conhecimento que eu não tive a oportunidade de fazer na faculdade. Além disso, como eu moro sozinha, ter a companhia de todas elas me faz muito bem”, declara.

Iraci Azevedo, também aposentada e integrante assídua, enxerga o PAIMI como uma extensão da família. “Aqui é o verdadeiro jardim. Eu me sinto em família, principalmente porque a equipe que nos atende é muito atenciosa e se preocupa muito comigo. Isso faz toda a diferença”, relata.

O PAIMI se revela como um exemplo claro de como a integração entre diferentes gerações e o apoio institucional podem fazer uma diferença significativa na vida da comunidade idosa. Ao completar mais de duas décadas, o programa se consolida como um farol de cuidado e afeto para estas mulheres, celebrando não apenas a longevidade, mas a vitalidade e a importância de cada uma delas na sociedade.

Próximas Atividades

Nos próximos dias, o programa reserva mais momentos de aprendizado e confraternização. Está marcada uma comemoração alusiva ao Dia da Sergipanidade, um tributo à cultura e tradições locais, que acontecerá no minishopping do bloco A no Campus Farolândia, no dia 24/10, das 14h às 16h.

O PAIMI se mostra como a integração entre gerações e o apoio institucional podem fazer a diferença na vida da comunidade idosa. Ao completar mais de duas décadas, o programa se consolida como um farol de cuidado e afeto para estas mulheres, celebrando não apenas a longevidade, mas a vitalidade e a importância de cada uma delas na sociedade.

Leia também: Iniciação Científica na Unit revela desafios e descobertas na luta contra a esquistossomose

Compartilhe: