ESTUDE NA UNIT
MENU

Paisagismo: uma extensão da arquitetura

Muito requisitado no setor de arquitetura, o paisagismo é a especialidade que atende à necessidade humana de contato com a natureza

às 18h53
Compartilhe:

O desenvolvimento de projetos e planos paisagísticos é um trabalho que envolve aspectos técnicos, ambientais e criativos. Sempre em busca do bem-estar espacial, ele cria harmonia entre os espaços, a partir da correta utilização de plantas, texturas, pavimentação, formas e cores que transformam as paisagens. A arquitetura paisagística é um segmento que atende a uma necessidade humana de contato com a natureza. Seu trabalho articula estratégias para manter o elemento botânico presente no cotidiano da vida urbana, ainda que de forma minimamente planejada. 

Um cuidadoso paisagismo, que complementa a arquitetura de casas e espaços residenciais, torna mais interessantes esses espaços, deixando-os mais saudáveis e visualmente atraentes para os seus moradores. Mesmo os projetos não residenciais tendem a ganhar qualidade e destaque quando contam com elementos naturais em sua composição.  

Soluções verdes

Paisagismo é a arte de promover um arranjo de espécies vegetais e outros elementos da natureza, combinados com elementos arquitetônicos para criar soluções específicas que melhorem os espaços. Os projetos criam um microclima com jardins pensados para envolver uma determinada construção, em diferentes desafios.

Quando o imóvel já se encontra em um ambiente natural, o desafio do paisagismo será domar a vegetação exterior. Mas se o projeto está em uma área urbanizada, o objetivo será integrar a vegetação à construção o máximo possível, nas áreas internas e externas da casa. Além de belos, os chamados jardins de inverno são estratégias de controle de temperatura e purificação do ar.

Vegetação projetada

O arquiteto que trabalha no campo do paisagismo é responsável pela transformação espacial de uma paisagem. A vegetação, quando projetada, é capaz de valorizar tanto o que foi construído quanto uma área natural. Também provoca estímulos e cumpre funções determinadas.

Quando o assunto é o paisagismo contemporâneo brasileiro, costuma-se falar de equipes multidisciplinares, desde arquitetos paisagistas, biólogos e agrônomos, que atuam em projetos residenciais, comerciais e industriais. Os  benefícios das plantas também são incorporados ao espaço doméstico das casas, no que tem sido chamado de “paisagismo de interiores”.  

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: