ESTUDE NA UNIT
MENU

Palestra discute a importância da gestão escolar

Alunos dos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas da Unit aprenderam como desenvolver um ensino de qualidade na rede pública de ensino

às 23h25
Compartilhe:

Por Monyque Evelyn Santos e Raquel Passos

Gestão na escola e a relação com a comunidade foi tema da palestra ministrada pelo professor Hernani Carvalho, gestor da Escola Estadual Seixas Dórias. A iniciativa ocorreu no último dia 16 por meio da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico, que está presente em todos os cursos de licenciatura, ofertada pela professora Betisabel Vilar.

De acordo com a organizadora do evento, a finalidade de abordar a temática foi mostrar que é possível realizar um ensino de qualidade na escola pública. “A ideia é aproximar o aluno da realidade mostrando que ele pode ser um bom gestor e fazer a diferença”, informa.

“Nosso objetivo é capacitá-los para uma atuação efetiva no mercado de trabalho, ao estabelecer conexões com a comunidade, com a família e democratizar as relações dentro da escola”, continua.

A coordenadora dos cursos de licenciatura da Unit, professora Viviane Andrade, relata que é importante apresentar as ações realizadas na escola pública por meio de uma boa gestão para incentivar os futuros profissionais: “Desejamos promover a conscientização de que é possível construir uma educação pública de qualidade, basta ter comprometimento”.

Dentre o público presente estavam os representantes do Conselho Tutelar, o presidente do Conselho Escolar e membros da comunidade. Na ocasião, alunos da Escola Estadual Seixas Dória apresentaram projetos desenvolvidos em sala de aula sobre preservação do meio ambiente, recitaram poesias e apresentaram o ‘livro da vida’.

O professor Hernani Carvalho conta que é preciso muito trabalho e dedicação para promover um ensino de qualidade. “São projetos como esse que me faz acreditar na educação pública do nosso país. Ver o esforço e desempenho dos alunos nas atividades é muito gratificante”, declara Hernani.

Para o estudante João Paulo Fonseca, as questões que foram abordadas na palestra agregam em sua carreira acadêmica. “Além de ter aprendido qual o papel do gestor, aprendi o papel enquanto cidadão que é importante para desenvolver o trabalho em uma escola pública”, informa.

Compartilhe: