ESTUDE NA UNIT
MENU

Papel da mulher na sociedade contemporânea é tema na 12ª Semex

Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (OAB-SE), Valdilene Martins, participará de talk show no dia 25, durante Semex

às 19h55
Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (OAB-SE), Valdilene Martins (Foto: OAB/SE)
Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (OAB-SE), Valdilene Martins (Foto: OAB/SE)
Compartilhe:

Por Denise Gomes

Debater o “Papel da mulher na sociedade contemporânea” é o foco o talk show que será realizado no próximo dia 25, no minishopping da Universidade Tiradentes – Unit. O evento integra a programação da 12ª Semana de Extensão – Semex, que neste ano aborda “Educação, gênero e etnias: a extensão universitária na promoção dos direitos humanos” como tema central.

De acordo com a vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (OAB-SE), Valdilene Martins, houve uma evolução na sociedade nos últimos anos, mas ainda assim existe restrição quando o assunto é mulher. “Ainda orientamos nossas filhas para brincar de bonequinha, porque um dia vão ser mães e brincar de casinha, já que serão donas de casas. No passado, a mulher era literalmente criada para isso, mas na Revolução Industrial a mulher começou a repor mão de obra por conta da guerra e assim começou a ser inserida no mercado de trabalho”, destacou Valdilene Martins.

Ela destaca ainda que mesmo com tantos avanços é preciso extinguir a sobrecarga de trabalho e criar mulheres com consciência crítica preparando-as para serem seres humanos livres para ocupar os espaços que elas desejarem ocupar na sociedade.

“Essa questão de ‘endeusar’ a mulher é um preconceito travestido de elogio e têm mulheres que se sentem o máximo por dar conta de tudo, mais do que os maridos, e isso é muito cômodo para eles. O problema hoje é que a mulher tem essa sobrecarga de trabalho no âmbito público e privado. É muito desigual, pois não conheço nenhum homem que deixou de ser contratado em uma empresa por ser pai, ou mesmo foi demitido ao retornar da licença paternidade”, enfatizou.

Debate

Hoje, a mulher possui um papel totalmente diferente na sociedade e por isso é preciso estimular sua participação em todas as esferas. “A mulher é provedora de saberes, de conhecimento. Precisamos parar de criar meninas para serem mães e esposas, e sim criá-las para serem seres humanos livres e conscientes dos seus direitos”, completou Valdilene.

O debate contará com a participação da professora Martha Franco, coordenadora adjunta do curso de Direito, da advogada pública Cinthia Pereira e da vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (OAB-SE), Valdilene Martins.

Semex

A 12ª Semex acontece entre os dias 23 e 27 de abril e terá eventos simultâneos, a exemplo de palestras, debates, mesas-redondas, apresentação de projetos de extensão, apresentações culturais, além de diversos minicursos. Neste ano, a Unit transmitirá as palestras para todos os alunos, tanto os da modalidade presencial quanto os da modalidade EAD.

A taxa de inscrição será de R$ 45. O valor dá direito à participação em todo o evento, exceto nos minicursos.

Minicursos

Para os minicursos, a inscrição somente será confirmada a partir da doação de 2 kg de alimento não perecível (exceto sal) para até dois minicursos. Os alimentos deverão ser entregues na sala 20 do prédio da Reitoria, Campus Unit Farolândia. Para os campi do interior ou polos EAD, os alimentos devem ser entregues na sala da Direção dos campi ou aos gestores de polos.

Todo alimento arrecadado será doado em etapas a instituições beneficentes que desenvolvem atividades com crianças e idosos na capital e Grande Aracaju.

Compartilhe: