ESTUDE NA UNIT
MENU

PEP realiza seminário com pesquisadores nacionais

Docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Processos participam de seminário com pesquisadores da área de bioprocessos, Dr. Luiz Fernando Romanholo e Dr.ª Rebeca Yndira Cabrera Padilla

às 14h03
Compartilhe:
Dr. Luiz Fernando apresenta seminário sobre tratamento de vinhaça do processo fermentativo para obtenção de álcool combustível

Dr. Luiz Fernando apresenta seminário sobre tratamento de vinhaça do processo fermentativo para obtenção de álcool combustível

Docentes e estudantes do Programa de Engenharia de Processos – PEP –, da Universidade Tiradentes, receberam a visita dos pesquisadores da área de bioprocessos, Dr. Luiz Fernando Romanholo Ferreira, que atua no tratamento de vinhaça do processo fermentativo para obtenção de álcool combustível; e da Dr.ª Rebeca Yndira Cabrera Padilla, cujo estudo destaca a imobilização de enzimas lipolíticas em matrizes biodegradáveis.

O seminário realizado na última sexta-feira, dia 13 de dezembro, na sala 24 do bloco F do Campus Farolândia, também foi oportunidade para avaliar os pesquisadores sobre a possibilidade de integração ao corpo docente do Programa. “Os professores apresentam pesquisa compatível com docentes de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e têm artigos científicos publicados em periódicos de alta qualificação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. A avaliação de professores passa pela necessidade de averiguação da capacidade destes em ministrar aulas e palestras. É uma possibilidade dos candidatos informarem suas experiências em termos de pesquisa”, explica o coordenador do PEP, professor Dr. Álvaro Silva Lima.

O coordenador também destaca a importância do contato dos alunos com outros pesquisadores. “Há uma troca de experiências importante para conhecimento de pesquisas desenvolvidas em outros centros. Os alunos se beneficiam com os novos conteúdos e experimentações”, acrescenta Dr. Álvaro Lima.

APROVAÇÃO

Alunos do PEP participam de seminário

Alunos do PEP participam de seminário

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Unit conclui o ano de 2013 com boas conquistas no campo da pesquisa. Dentre os 16 projetos aprovados este mês pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – três são do Nordeste, sendo um deles da Universidade Tiradentes, através do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. O projeto na área de Biodiesel e aprovado com um valor de R$ 530 mil, conta com participação dos professores do PEP/Unit Dr. Álvaro Silva Lima e Dr.ª Cleide Mara Farias Soares; da Dr.ª Alini Tinoco Fricks do Programa de Biotecnologia Industrial; e de pesquisadores da Universidade Federal de Feira de Santana e da Universidade Federal da Bahia. O segundo projeto a receber aprovação, em torno de R$ 450 mil, foi na área de células combustíveis, sob coordenação do professor Dr. Giancarlo Richard Salazar.

“São sequências de trabalhos e projetos que estamos realizando. É um reconhecimento. Começaremos 2014 com uma aprovação em projetos de quase um milhão de reais, alocados no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e participação de alunos do mestrado e doutorado. As pesquisas serão realizados aqui, mas com participação de pesquisadores experientes na área e que dará possibilidade de mobilidade acadêmica nacional. Iniciaremos 2014 com recursos para os alunos desenvolverem suas pesquisas”, avalia Dr. Álvaro Lima.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: