
Dr. Luiz Fernando apresenta seminário sobre tratamento de vinhaça do processo fermentativo para obtenção de álcool combustível
Docentes e estudantes do Programa de Engenharia de Processos – PEP –, da Universidade Tiradentes, receberam a visita dos pesquisadores da área de bioprocessos, Dr. Luiz Fernando Romanholo Ferreira, que atua no tratamento de vinhaça do processo fermentativo para obtenção de álcool combustível; e da Dr.ª Rebeca Yndira Cabrera Padilla, cujo estudo destaca a imobilização de enzimas lipolíticas em matrizes biodegradáveis.
O seminário realizado na última sexta-feira, dia 13 de dezembro, na sala 24 do bloco F do Campus Farolândia, também foi oportunidade para avaliar os pesquisadores sobre a possibilidade de integração ao corpo docente do Programa. “Os professores apresentam pesquisa compatível com docentes de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e têm artigos científicos publicados em periódicos de alta qualificação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. A avaliação de professores passa pela necessidade de averiguação da capacidade destes em ministrar aulas e palestras. É uma possibilidade dos candidatos informarem suas experiências em termos de pesquisa”, explica o coordenador do PEP, professor Dr. Álvaro Silva Lima.
O coordenador também destaca a importância do contato dos alunos com outros pesquisadores. “Há uma troca de experiências importante para conhecimento de pesquisas desenvolvidas em outros centros. Os alunos se beneficiam com os novos conteúdos e experimentações”, acrescenta Dr. Álvaro Lima.
APROVAÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Unit conclui o ano de 2013 com boas conquistas no campo da pesquisa. Dentre os 16 projetos aprovados este mês pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – três são do Nordeste, sendo um deles da Universidade Tiradentes, através do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. O projeto na área de Biodiesel e aprovado com um valor de R$ 530 mil, conta com participação dos professores do PEP/Unit Dr. Álvaro Silva Lima e Dr.ª Cleide Mara Farias Soares; da Dr.ª Alini Tinoco Fricks do Programa de Biotecnologia Industrial; e de pesquisadores da Universidade Federal de Feira de Santana e da Universidade Federal da Bahia. O segundo projeto a receber aprovação, em torno de R$ 450 mil, foi na área de células combustíveis, sob coordenação do professor Dr. Giancarlo Richard Salazar.
“São sequências de trabalhos e projetos que estamos realizando. É um reconhecimento. Começaremos 2014 com uma aprovação em projetos de quase um milhão de reais, alocados no Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e participação de alunos do mestrado e doutorado. As pesquisas serão realizados aqui, mas com participação de pesquisadores experientes na área e que dará possibilidade de mobilidade acadêmica nacional. Iniciaremos 2014 com recursos para os alunos desenvolverem suas pesquisas”, avalia Dr. Álvaro Lima.
Fotos: Marcelo Freitas