ESTUDE NA UNIT
MENU

Perfeição e visibilidade: dilemas da mulher moderna

Com eventos on-line diários no canal do Youtube da Instituição, Unit discute conceitos de perfeição e de visibilidade que são transferidos para a mulher

às 22h10
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes Sergipe propõe debates sobre empoderamento feminino e espaço da mulher na sociedade em homenagem ao 08 de março, dia Internacional da Mulher. Com eventos on-line diários no canal do Youtube da Instituição, o público pode discutir conceitos de perfeição e de visibilidade que são transferidos para a mulher.

Sobre o mito da perfeição, a discussão envolveu os professores Liliana Aragão, assistente social; Kátia Maria Aragão, coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial e o coordenador pedagógico do curso de Serviço Social, Rony Rei.

Liliana contextualizou o feminismo e sua importância histórica para a ocupação de espaços sociais e econômicos da mulher e falou em feminismo midiático.

“Fomos inseridas no mercado de trabalho e continuamos no espaço privado e é nesse espaço que entra o mito da perfeição. Existe a cobrança da perfeição no mercado, em casa, no papel de mãe, no padrão de beleza. E não atingir esse padrão de perfeição gera adoecimento mental”.

Competitividade

A palestrante destacou também a competitividade embutida nas relações femininas.

“O mercado faz com que as mulheres estejam sempre em competição umas com as outras. A mais magra, a mãe mais presente. Esse mito de mulher perfeita não existe e somos cobradas a partir da ótica mercadológica e masculina também”.

Projeto Bruxas do Plenário

Outra temática abordada na semana dedicada aos espaços femininos foi a visibilidade da condição feminina dentro da justiça. As palestrantes foram Grasielle Borges, professora de Direito da Unit e do Programa de Mestrado de Direitos Humanos e a defensora pública Carla Caroline, mestranda em Direitos Humanos.

Assista às lives aqui.

Compartilhe: