ESTUDE NA UNIT
MENU

Perícias em Odontologia Legal compõe área promissora para odontólogos

Profissionais se reuniram em bate-papo virtual para falar das possibilidades de atuação deste profissional qualificado em Odontologia Legal.

às 16h07
Compartilhe:

A Odontologia Legal é uma ciência que possui o dever de auxiliar a justiça com respostas importantes para elucidação de crimes pertinentes à área da saúde. Na Universidade Tiradentes, o curso de pós-graduação em Odontologia Legal está com matrículas abertas para formar profissionais capacitados com esse objetivo.

De acordo com a coordenadora do curso de Pós-graduação em Odontologia Legal da Unit, professora doutora Suzana Papile Maciel, o curso de especialização é um sonho realizado. “Parabéns à Unit e a todos nós por essa conquista! Para apresentar um pouco sobre as possibilidades do mercado de trabalho e dividir com todos um pouco sobre o que a Odontologia Legal pode oferecer, reunimos outros dois profissionais que têm vivência nessa área para um bate-papo”, disse Suzana Papile Maciel.

No bate-papo virtual, realizado no canal do Youtube da Unit, o perito criminal da Polícia Civil de Minas Gerais, Geraldo Miranda, chefe da seção de Odontologia Legal do Instituto Médico Legal de Belo Horizonte (MG) e especialista, mestre e doutor em Odontologia Legal foi um dos convidados.

“Existem várias áreas da Odontologia Legal para se trabalhar. Chamamos de esferas: cível, criminal, ética, administrativa (auditoria) e trabalhista. Além da área acadêmica, claro. Na área cível, o odontólogo atua para contribuir com o juiz que não entende de Odontologia, ele entende de lei. Então, em poucas palavras, ele nomeia um perito para analisar objetivamente e imparcialmente a parte técnica do tratamento [em questão], para fazer laudo e o juiz poder avaliar. Já a área de auditoria odontológica é quando as operadoras de plano de saúde precisam do dentista legal para analisar o tratamento feito pelos credenciados”, explica Geraldo Miranda.

A perito odonto legal do Instituto Médico Legal de Salvador (BA) desde 2007, especialista e mestre em odontologia legal e presidente da segunda câmara da Comissão de Ética de Odontologia Legal da Bahia, Liz Magalhães Brito, falou sobre como o odontólogo pode contribuir no exercício legal da profissão.

“Na esfera ética, é quando algum paciente denuncia uma publicidade enganosa ao Conselho. Analisamos se a denúncia procede e se há alguma infração conforme o código de ética. Primeiro temos uma audiência de instrução, onde as partes são ouvidas e damos um parecer inicial. O processo só vai para julgamento para aplicar as penalidades previstas no código de ética do odontólogo. Hoje temos um volume grande de denúncias”, revela Liz Magalhães Brito.

Para conferir a live na íntegra, acesse: 

Leia mais:

Odontologia Legal: o que você precisa saber sobre essa área?

Compartilhe: