ESTUDE NA UNIT
MENU

Perigos no trânsito: saber para se defender


às 18h04
Compartilhe:

No ambiente onde o objetivo maior é o da educação, é propícia a discussão sobre os índices alarmantes de acidentes no trânsito

Wagner Mendonça alerta para os perigos do uso de álcool e outras drogas ao dirigir

Wagner Mendonça alerta para os perigos do uso de álcool e outras drogas ao dirigir

 

O psicólogo Wagner Mendonça de Moraes, egresso do curso da Unit, é o atual coordenador de Estratégia da Redução de Danos e Referência Técnica em Álcool e Drogas, da Secretaria Municipal de Saúde. Convidado pela professora Luciana Rodrigues, coordenadora do Projeto Conduta Consciente, da Unit, para falar aos alunos da instituição neste período em que se comemora a Semana Nacional do Trânsito, ele destacou na palestra proferida na noite dessa segunda-feira no Auditório da Reitoria a complexidade do uso de álcool e droga e do trânsito fazendo ver à plateia a interface dos riscos do uso de drogas com a prática não apenas da direção automotiva, mas do próprio trânsito visto dentro de um conceito mais amplo.

“A ideia é poder pensar com os alunos de que forma os conhecimentos e as práticas se articulam para que possamos produzir mais cidadania, diminuir índices de acidentes e exercitar uma prática mais qualificada”, adverte o palestrante.

O ponto de partida para a obtenção de resultados satisfatórios é fazer com que o público participante da palestra amplie o seu olhar sendo também convocados para discutir e entender o caráter amplo que o tema sugere a partir dos fenômenos cotidianos.

Satisfeita com a participação dos alunos, a professora Luciana Rodrigues enfatiza que discutir as questões do trânsito e da violência que ele provoca quando utilizado de maneira inconsequente é permitir que as pessoas que se debruçam sobre o tema possam trazer à tona um dos viés do Projeto Conduta Consciente.

A comunidade acadêmica  recebe informações importantes sobre a prevenção de acidentes

A comunidade acadêmica recebe informações importantes sobre a prevenção de acidentes

“Respeito ao próximo e ao ambiente tem tudo a ver”, alerta Luciana, revelando que as estatísticas apontam para o fato de que o maior número de acidentes, inclusive com perdas de vidas ocorre na faixa etária em que estão os alunos da Unit. “Como fazemos parte do trânsito, considero importante estarmos munidos de informações que auxiliem na redução dos acidentes”, conclui a professora.

Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: