V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Pesquisadora da Unit desenvolve projeto em parceria com instituições de ensino americanas

Por meio do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit, a professora doutora Simone Amorim visitou a UMass, em Boston, e a Molloy College, em Long Island, Nova York

às 14h42
Interação online com alunos da UMass, Unit e Molloy
Interação online com alunos da UMass, Unit e Molloy
Simone Guedes com a coordenação do Centro de Apoio ao Estudante
Escola comunitária Spring Creek
Simone Amorim (Campus do Molloy, em Long Island)
Professor Gerardo Ramirez-Blanco (UConn)
Patricia Krueger-Henney e Ping-Ann Addo (Diretora do Center for Innovative Teaching - CIT)
Doutora Andrea Honigsfeld, Ed.D. diretor
Compartilhe:

A internacionalização cada vez mais presente na Universidade Tiradentes. Com o objetivo de firmar novas parcerias e estreitar laços com instituições de ensino no exterior, a professora doutora Simone Amorim, do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit, visitou a Universidade de Massachusetts – UMass Boston e a Molloy College de Long Island, em Nova York. A iniciativa fez parte do projeto de ensino e pesquisa sobre a Pedagogia Crítica e os Métodos de Pesquisa em Educação nos Estados Unidos e no Brasil.

Na primeira parte da pesquisa, de 4 a 7 de junho, a docente desenvolveu diversas atividades na conceituada Molloy College, instituição de ensino superior católica privada, que oferta mais de 50 programas acadêmicos de graduação, pós-graduação e doutorado. Recentemente, a revista Money classificou a IES como uma das três melhores faculdades dos EUA pelo segundo ano consecutivo. 

“Em nosso primeiro encontro institucional, com a doutora Andrea Honigsfeld, diretora do Programa de Educaçãoficou clara a satisfação da gestora em realizarmos esta parceria, pois além da possibilidade de continuarmos a desenvolver novos projetos relacionados à disciplina compartilhada entre Unit, UMass e Molloy, ela sugeriu que ampliássemos para outras atividades. Apresentamos o nosso programa de Pós-Graduação em Educação e também foi sugerida a possibilidade de co-orientação de uma das doutorandas que recentemente foi aprovada”, comenta Simone.

“Também houve reunião com Joanne O’Brien, reitora da Faculdade de Educação e foi bastante proveitosa. Apresentamos a estrutura do PPED em suas linhas de pesquisa, assim como da Universidade Tiradentes. A gestora se mostrou bastante interessada em que essa seja a primeira de tantas outras atividades que possam ser realizadas em parceria com a Unit”, acrescenta.

A pesquisadora aproveitou a oportunidade e conheceu o campus e espaços da instituição de ensino, a exemplo dos prédios onde estão localizados o curso de enfermagem, a escola de administração e a Casa da Filosofia. Além disso, participou de encontros com responsáveis pela formação continuada de docentes, a coordenadora do Centro de Apoio ao Estudante, visitou o Programa de Educação Infantil, uma creche, da Broadway YMCA, em Staten Island e a escola comunitária Spring Creek, no Brooklyn e, por fim, lecionou aula presencial com alunos da turma da professora Tricia Kress, de doutorado do Molloy College, entre outras atividades.

“Realizamos inicialmente a interação online com os discentes da Unit, Molloy e UMass e foi um momento enriquecedor, de trocas de informações e de aprendizado conjunto. Em um segundo momento, foi realizada uma apresentação da organização do sistema educacional do Brasil aos alunos do Molloy e da UMass, oportunizando a eles o entendimento da estrutura, da organização e especificidades entre os entes da União, Estados e Municípios”, declara Amorim.

Visita na UMass Boston

No segundo momento, de 10 a 12 de junho, a docente esteve na Universidade de Massachusetts – UMass Boston, classificada pela Fundação Carnegie como uma instituição de pesquisa de qualidade, e realizou visitas técnicas nas escolas Sarah Glenwood (escola com turmas do 1º ao 8º ano, do Sistema Escolar Público de Boston), The Mozart (escola com turmas do 1º ao 5º ano), Escola inclusiva Dr. William W. Henderson, considerada como a única escola de educação básica totalmente inclusiva de Boston, além de aula presencial com as alunas da turma de doutorado da professora Patricia Krueger-Henney, realizada no New England Community Services, emDorchester.

“A aula presencial foi um momento em que discutimos os aspectos da pedagogia crítica tendo em vista a realização da disciplina Brasil-EU: Pedagogia Crítica em contexto Transnacional, do doutorado em educação da UMass Boston. As alunas tiveram oportunidade de compreender aspectos da educação no Brasil”, enfatiza a doutora Simone Amorim.

Em reunião com docente da UConn, Gerardo Ramirez-Blanco, foram tratados detalhes de projeto que será realizado em parceria com os docentes do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit sobre extensão em perspectiva comparada (Brasil, México e Estados Unidos). Já em outro encontro com a presença de Cheryl Nixon (Global Programs/UMass), Otávio Correia (Unit/Tiradentes Institute), Patricia Krueger-Henney (CEHD/UMass) e Ping-Ann Addo (CIT/UMass) foram discutidas as próximas ações, inclusive a realização de evento na área da educação em outubro no Tiradentes Institute.

Após dois anos de planejamento e organização, a primeira parte do projeto foi finalizada no último dia 18 de junho por meio da última interação online (Unit/UMass/Molloy) da disciplina compartilhada. A partir de agora, após análise dos dados, os resultados devem ser apresentados em eventos e em forma de artigos e capítulos de livro.

“A experiência tem sido enriquecedora, fortalecendo a parceria com a UMass, criando novas com a Molloy College e inspirando os alunos dos doutorados das instituições parceiras o desejo de enxergar além de seus próprios horizontes”, finaliza Simone.

Compartilhe: