ESTUDE NA UNIT
MENU

Por dentro da ação profissional


às 19h07
Compartilhe:
De blusa vermelha, Caroline Rejane Souza Santos, presidente do Sindicato dos Jornalilstas

De blusa vermelha, Caroline Rejane Souza Santos, presidente do Sindicato dos Jornalilstas

Numa iniciativa da coordenação dos cursos de Comunicação Social, alunos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo iniciam seus cursos conhecendo um pouco das entidades que os representam.

Cleon Menezes do Nascimento é professor do curso de Publicidade e Propaganda da Unit e também atual presidente do Sindicato Patronal das Agências de Propaganda de Sergipe. Na condição de docente de representante maior da categoria ele este reunido na noite dessa quinta-feira com os calouros do curso na sala 56 do bloco D, Campus Aracaju Farolândia, para a realização de uma aula inaugural. Segundo o docente, esse é o momento em que os futuros profissionais começam a conhecer não apenas a estrutura física, administrativa e acadêmica da universidade Tiradentes, como  a conhecer ainda que de forma superficial como se posiciona o mercado da profissão escolhida.  “Muitos dos que hoje atuam no mercado foram formados aqui pela Unit. A instituição tem contribuído de forma bastante significativa para o sucesso destes profissionais”, lembra o presidente sindical e professor.

Os alunos do curso de Jornalismo, por sua vez, tiveram uma conversa igualmente informal com a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, Caroline Rejane Souza Santos. Segundo a líder sindical o momento é muito oportuno porque revela a quem escolheu o curso, desde já, o que os espera durante o exercício profissional.  “Acho muito importante essa iniciativa do curso em trazer profissionais para dialogar com os estudantes. Eles começam a conhecer o mercado e os profissionais, por sua vez, interagem como quem acaba de escolher a profissão e isso é muito importante”, afirma a presidente.

Professor Cleon Menezes, abraçado por outro docente da casa

Professor Cleon Menezes, abraçado por outro docente da casa

Para a coordenadora dos cursos de comunicação, professora Valéria Bonini, a ideia é exatamente atrair a atenção dos alunos para uma discussão sobre o papel dos sindicatos das categorias.  “Queremos mostrar para esses alunos que estão ingressando quais são os direcionamentos e aonde eles podem discutir, reivindicar, se associar, pensando no futuro profissional”, lembra a professora Valéria acrescentando que a aula inaugural desse período foi dividia em três momentos: apresentação da coordenação, dos laboratórios, da biblioteca e do Naps. No segundo momento, os alunos conhecem a grade curricular do curso e a forma como funciona a metodologia institucional. Por fim, são programados encontros com profissionais que atendem ao convite da coordenação e falam um pouco sobre o exercício de cada área de atuação.
Fotos – Marcelo Freitas

Compartilhe: