ESTUDE NA UNIT
MENU

Pós em Neuropsicologia com teoria e prática

Unit é a única em Sergipe a oferecer estágio na Clínica de Psicologia

às 13h27
Abstract design made of head outlines, lights and abstract design elements on the subject of intelligence,  consciousness, logical thinking, mental processes and brain power
Abstract design made of head outlines, lights and abstract design elements on the subject of intelligence, consciousness, logical thinking, mental processes and brain power
Compartilhe:

A Universidade Tirantes – Unit – está com inscrições abertas para a terceira turma de especialização Latu Senso em Neuropsicologia. Além do conteúdo diferenciado, a instituição oferece aos alunos estágio na Clínica de Psicologia, que é totalmente estruturada para atender pacientes da comunidade. O curso é destinado a psicólogos e outros profissionais das áreas da saúde e educação.

“A Neuropsicologia trabalha a parte psíquica e do comportamento. Não adianta trazer toda a parte fisiológica e biológica e não entender como funciona o psíquico, então a Neuropsicologia faz a junção desses dois lados. No embasamento teórico trabalhamos com a educação, por meio dos problemas de aprendizagem, as dificuldades, com as deficiências que surgirem, sejam elas intelectuais ou de outros tipos; trabalhamos com transtornos mentais, com as demências, portanto, há um leque muito grande na atuação do neuropsicólogo. Não é uma área que se restringe a educação ou comportamento, por isso abrimos turma para as diversas áreas do conhecimento”, ressalta a professora doutora Angelica Piovesan, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Unit.

Piovesan explica que a neuropsicologia trabalha com a aplicação de testes capazes de detectar deficiências muitas vezes não acusadas em exames clínicos. “Os testes identificam deficiências, problemas de aprendizagem e alguns transtornos. São instrumentos muito utilizados pelas equipes multidisciplinares, por isso a importância de outros profissionais terem formação nessa área”, afirma.

Profssora Angélica lembra que não adianta fazer um curso de neuropsicologia e não oferecer estágio ao aluno, como acontece em outras instituições. “Existem muitos testes na área e não é só aplicar, é saber como aplicar, escolher, montar uma bateria e saber como analisar esses dados. Durante as aulas os estudantes já têm contato prático e o contato com os testes, mas o estágio é crucial, porque não é apenas ter um paciente para aplicar, é ter estrutura e testes para isso. O investimento em testes é muito alto. Nós adquirimos pela pós-graduação e temos parceria com clínicas, então temos um número maior de instrumentos para oferecer”, destaca.

Sobre mercado de trabalho em Sergipe, a professora conta que essa é uma área em expansão já que não há muitos profissionais especialistas. “Até então as pessoas só buscavam neuropsicólogos fora do Estado e os que tinham aqui não eram reconhecidos, sem contar que o campo de atuação é bem grande. A Unit forma no próximo mês a primeira turma de neuropsicólogos que terá um mercado cheio de carências para explorar”, aponta Piovesan.

As inscrições para o curso de Pós-Graduação Latu Senso em Neuropsicologia e para os demais cursos de especializações presenciais podem ser feitas no site da instituição. As matrículas realizadas até o dia 10 de abril recebem desconto de 60%. Clique aqui e inscreva-se.

Compartilhe: