ESTUDE NA UNIT
MENU

PPED da Unit recebe renomado pesquisador da Universidade de Salamanca

Autor de mais de 200 publicações, Jose Maria Hernandez Diaz também é membro de 28 comitês científicos de revistas e editorias

às 15h35
Durante dois dias, o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes promoveu momentos de grande aprendizado, troca de experiências e futuras parcerias. Por meio da disciplina “Perspectiva histórica e política da Educação”, do professor Dr. José Gomes, a instituição de ensino recebeu o docente doutor José Maria Hernandez Dias, professor catedrático de História da Educação e coordenador do Programa de Doutorado em Educação da Universidade de Salamanca. Além disso, é investigador responsável pelo Grupo de Pesquisa Helmantica Paideia.
Compartilhe:

“A presença do professor faz parte do processo de internacionalização do programa e da Universidade Tiradentes. Este processo reflete as excelentes avaliações de todos os programas, um trabalho com mais de 10 anos, e a nota geral da instituição recentemente obtida pelo MEC. Dentro desse processo de internacionalização, convidamos professores internacionais para compartilhar conhecimento com nossos discentes”, declara o professor Cristiano Ferronato, coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit.

O professor José Maria possui larga experiência no ensino e na pesquisa com grupo composto por pesquisadores da América Latina, Europa, África. “A nossa intenção em trazê-lo para cá como professor visitante é também colocar o PEP da Unit no âmbito internacional de instituições que tem o contato com a Universidade de Salamanca. Para os alunos, ter o contato com professor estrangeiro fornece o entendimento de processos educacionais na pós-graduação e promove o crescimento dos trabalhos de tese e dissertação”, acrescenta Ferronato.

“Para os nossos discentes há um ganho nessas experiências que o Dr. José Maria traz, pois já dirigiu mais de 70 teses de doutorado pelo mundo. Na disciplina em que veio lecionar no programa, trabalhou com perspectiva nacional espanhola, perspectiva internacional da União Europeia e estabelecem comparações e entendimentos dos aspectos convergentes e divergentes”, explicou o docente da disciplina, professor Dr. José Gomes.

Autor de mais de 200 publicações entre monografias, ensaios e artigos, é diretor da “Historia de la Educacion”, revista interuniversitária e da Revista de Pedagogia da USAL . José Maria é membro de 28 comitês científicos de revistas e editoriais.

“Como pesquisador, temos a obrigação de compartilhar com outros âmbitos e universidades de todo mundo. Ao mesmo tempo estamos dispostos também a aprender e ser receptivos de como analisar determinadas questões. Este é um movimento de troca consolidado em todo mundo, somos interdependentes e é uma dinâmica natural”, conclui professor Dr. José Maria.

Compartilhe: