ESTUDE NA UNIT
MENU

PPGD é destaque com aprovação de artigos

Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unit têm trabalhos aprovados para apresentação no Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - Compedi

às 12h56
Compartilhe:
Alunos e professoras do PPGD da Unit

Alunos e professoras do PPGD da Unit

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Tiradentes (PPGD), através do Mestrado em Direitos Humanos, teve início há sete meses e já ganha destaque nas suas produções e atividades científicas. Recentemente, oito trabalhos nas áreas dos Direitos Humanos e Direito da Família produzidos pelos mestrandos do PPGD foram aprovados para apresentação na vigésima segunda edição do Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – Compedi –, principal evento anual de pesquisa e pós-graduação da área do Direito do País.

“É um momento importante para disseminação do conhecimento, troca de experiências e fortalecimento da produção acadêmica dos programas de pós-graduação no Brasil. Nosso programa encaminhou onze trabalhos e oito foram aprovados. Para nós é motivo de satisfação”, afirma a coordenadora do Mestrado em Direito da Unit, Dr. Karyna Sposato.

Os trabalhos aprovados pelos estudantes foram examinados por dois avaliadores que selecionam os melhores artigos para apresentação no Compedi. Dentre os estudantes selecionados estão os mestrandos Zelma Tomaz Tolentino, Gabriel Nogueira Junior, Rita de Cássia de Menezes e Eduardo Abreu. “Para mim, foi uma surpresa, uma alegria imensa, porque foram muitos concorrentes”, confessa Zelma Tolentino. O trabalho de Zelma na área de Direitos Humanos foi intitulado ‘Um trem de doido: holocausto brasileiro sobre a perspectiva dos direitos humanos’. “Exponho como pano de fundo uma publicação de uma jornalista de um livro-reportagem que trata sobre o manicômio judiciário em Minas Gerais”, explica.

Outro artigo aprovado foi o da mestranda Rita de Cássia. Com foco na área do Direito da Família, ela aborda a pluriparentalidade, a possibilidade do indivíduo ter na sua certidão de nascimento o nome de dois pais ou duas mães. Segundo a estudante a aprovação representa o respaldo do Programa de Pós-Graduação da instituição. “É um resultado que estamos colhendo do bom trabalho feito do Mestrado em Direito. E vemos que estamos no caminho certo para obter um bom resultado na dissertação”, acredita Rita.

O Compedi será realizado entre os dias 13 e 16 de novembro. Para a professora Karyna Sposato representa a evolução do PPGD. “Demonstra o trabalho que vem sendo realizado no programa, que os alunos estão pesquisando e que os professores estão cumprindo função de orientação. Isso aponta de forma bem positiva”, conclui a docente.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: