ESTUDE NA UNIT
MENU

Prática de mediação de conflitos será discutida em evento do NPJ

Evento gratuito que acontece quinta-feira, 1º, no Campus Farolândia, discutirá estratégias que envolvem a mediação de conflitos, com práticas previstas na legislação.

às 21h43
Compartilhe:

A mediação extrajudicial para a resolução de conflitos será tema do evento Imersão em Estratégias para Solução de Conflitos na Extrajudicialidade, que acontecerá nesta quinta-feira, 1, no Auditório Padre Melo, situado no Bloco D do Campus Farolândia. A iniciativa é do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio/SE) e a empresa Media Soluções de Conflitos, especializada em mediação e arbitragem. 

As inscrições para participar do evento podem ser feitas através do Portal Magister. Elas são gratuitas e dão direito a uma certificação de 8 horas. O evento tem vagas limitadas e é voltado para alunos e profissionais de Direito, mas também aberto ao público em geral.  

Ao todo, serão apresentados cinco painéis dedicados ao tema, abordando aspectos da mediação extrajudicial e a sua importância como método eficaz para solução de conflitos, além de exigências para os profissionais que atuam no ramo e estratégias eficazes para solucionar conflitos em áreas como educação, saúde, arbitragem, setor imobiliário, advocacia e formação profissional. 

De acordo com o professor Jéffson Menezes de Sousa, coordenador do NPJ/Unit, o evento é fruto do convênio de cooperação técnica firmado com a Media e a  Fecomércio/SE, com o objetivo de promover ações como palestras, seminários, workshops, e supervisão prática dos alunos da Unit nas conciliações e mediações extrajudiciais, por meio do NPJ. 

“Assim, ele visa apresentar ao público em geral os métodos adequados de solução de conflito com enfoque na mediação extrajudicial nas diversas áreas. Seu objetivo é promover a interlocução teórica e vivencial do ambiente acadêmico e profissional de estratégias eficazes para a desjudicialização e a humanização no tratamento de conflitos, construindo um terreno fértil à disseminação da cultura de paz em seu meio e na ambientação comunitária”, explica o professor. 

As práticas de mediação extrajudicial são previstas no artigo 165 do Código Civil e na Lei 13.140/2015, além de fazer parte da Política Judiciária Nacional de tratamento dos conflitos de interesses, instituída em 2010 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como política pública a ser implementada em todo o país. Um dos objetivos da parceria é conscientizar a todos sobre os benefícios da utilização destes métodos para os envolvidos no conflito, com confidencialidade, segurança jurídica, dentre tantos outros benefícios.

“O conflito deixa de ser saudável, por não sabermos conduzir a situação que o originou. Daí, tantos adoecimentos decorrentes da condução equivocada, gerando prejuízos emocionais e econômicos. Os métodos resolutivos como realidade plausível, segura, legal, conduz os envolvidos para uma ressignificação e recondução, através de técnicas, do uso da comunicação não-violenta, da escuta ativa e humanizada, cuidando numa escala mais abrangente e satisfatória das necessidades dos envolvidos”, ressaltou Ana Sarmento, advogada e presidente da Media Soluções de Conflitos. 

Leia mais: NPJ assegura acesso à justiça e aprendizagem prática

Compartilhe: