V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Prêmio estimula cientistas da Unit


às 19h47
Compartilhe:
Ilustração de arquivo

Ilustração de arquivo

 

O lançamento das inscrições para o Prêmio Fapitec de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica proporciona oportunidades a que os jovens cientistas da Unit concorram com suas pesquisas. 

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Unit, através da parceria firmada com instituições científicas sergipanas tem proporcionado a que seus pesquisadores executem projetos de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado. Em razão disso, o lançamento por parte da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), da edição 2013 do prêmio vem estimular os cientistas a participarem da iniciativa que tem como objetivo reconhecer a produção de pesquisas em Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) e a comunicação científica no Estado de Sergipe. Para a premiação será disponibilizado o valor de R$ 25 mil, por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob a gestão da Sedetec.

Nesta edição, o Edital de premiação conta com a categoria de Jovem Cientista destinada aos alunos do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Jr. (Pibic Jr.). Para o diretor técnico da Fapitec, Marcelo Mendonça, essa iniciativa é importante para a formação dos jovens pesquisadores do Estado. “A premiação serve para estimular nos alunos bolsistas o interesse por temas relacionados à C,T&I”, confirma Marcelo Mendonça. Outra novidade é a mudança na classificação das categorias e modalidades. A categoria científica contará com as modalidades Pesquisador Sênior, Pesquisador Júnior e Jovem Cientista.

De acordo com o diretor presidente da Fapitec, José Ricardo de Santana, este Edital valoriza bons trabalhos de pesquisa que são apresentados e fomentados com recursos da Fundação, além disso, incentiva os jornalistas a divulgarem as ações e pesquisas na área de C,T&I que são desenvolvidas no Estado. “O Prêmio é um incentivo inicial para os profissionais buscarem outras premiações nacionais. A ideia é reconhecer o trabalho dos pesquisadores, jovens inovadores, inventores, empresas inovadoras e profissionais de comunicação que atuam em Sergipe”, verifica.

O secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, ressalta que estas iniciativas fazem parte das ações realizadas pelo Governo de Sergipe de promoção da pesquisa e inovação no Estado. “Os trabalhos produzidos por estes pesquisadores divulgam e transferem conhecimento em Ciência e Tecnologia, de forma a contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado. Além disso, os resultados que colhemos também são relevantes para o aperfeiçoamento da mão de obra e da inovação, tornando o mercado sergipano mais competitivo”, avalia.

 

Categorias

Serão premiados os trabalhos realizados em Sergipe, que tenham caráter inovador e relevância para o progresso da C,T&I, das Ações Empresariais Inovadoras, das Tecnologias Sociais e da Comunicação Científica, visando fortalecer a qualidade acadêmica, universitária e empresarial com impactos e resultados para a sociedade.

Trabalhos em quatro categorias poderão concorrer ao Prêmio, que são: (1) Categoria Científica, nas modalidades Pesquisador Sênior, Pesquisador Júnior e Jovem Cientista; (2) Categoria Comunicação, nas modalidades Jovem Jornalista e Jornalismo Científico; (3) Categoria Inovação, nas modalidades Inovação Tecnológica e Empresa Inovadora. Já a Categoria Tecnologia Social poderão participar os pesquisadores, por meio de projetos que são inovadores nos âmbitos das tecnologias sociais, implantados há pelo menos cinco anos.

 

Inscrição

A inscrição será feita em dois momentos, um por via eletrônica e outra presencial. As propostas deverão ser apresentadas e encaminhadas à Fundação por meio eletrônico no Sigfapitec, disponível na página da Fundação (www.fapitec.se.gov.br), até às 23h59, do dia 02 de agosto. Já a submissão da versão impressa deverá ser entregue na Fapitec/SE até o dia 05 de agosto, das 7h às 13h.

Para mais esclarecimento sobre a premiação acesse ao link do Edital: www.mentesinterativas.com.br/fapitec/sites/default/files/editais/arquivos/edital_fapitec_se_funtec_no_04-2013_premio_retificado.pdf.

 

Compartilhe: