ESTUDE NA UNIT
MENU

Preparo do aluno para vagas de estágio deve ser constante

Vagas de estágio são renovadas a todo momento nas empresas, mas tendem a crescer ao início do ano; estudante deve intensificar o preparo, o que pode ser feito com a ajuda do Unit Carreiras

às 21h22
Para garantir melhores postos de estágio, a dica é aprofundar a qualificação profissional, através de qualificações como as ofertadas pelo Unit Carreiras
Para garantir melhores postos de estágio, a dica é aprofundar a qualificação profissional, através de qualificações como as ofertadas pelo Unit Carreiras
Compartilhe:

O oferecimento de vagas de estágio, anseio muito presente entre os estudantes universitários, tende a ser constante e aparecer em várias épocas do ano. É o que se pode constatar em uma recente pesquisa realizada pela empresa empresa Córtex e divulgada no dia 18 pelo site Multi RH. Ela fez um levantamento de 183 mil vagas de estágio em todo o país, apontando que o setor de Engenharia abriu um total de 22.028 vagas, equivalente a 12% do total. Em seguida, aparecem os postos nas áreas de Recursos Humanos (9.503), Direito (7.061) e Tecnologia da Informação (6.148).

De acordo com a gerente do Unit Carreiras, Janaína Tavares Machado, existe uma linha de atuação constante na criação de vagas, principalmente no setor privado, cujas empresas renovam seus programas de estágio e menor aprendiz a todo tempo, independente da época e conforme o surgimento de novas demandas de trabalho. “Existem comportamentos de meses em que elas sobem e de meses que elas descem. exemplo: dezembro e janeiro são meses ruins para vagas de estágio. Começando o ano, depois de janeiro e fevereiro, as prefeituras e as empresas começam a retomar essas vagas”, explica. 

Ela acrescenta que a tendência de aumento no surgimento de postos de estágio é puxada pelo serviço público, cujas repartições recrutam estagiários através de editais que são lançados geralmente ao início do ano, entre janeiro e fevereiro, com exceção dos anos em que acontecem mudanças e transições de governo. Estas informações desfazem um mito muito comum, de que o segundo semestre seria uma época mais propícia para conquistar uma vaga de estágio.

Especialmente nas épocas em que surgem menos estágios, o que muitos apelidam de “entressafra”, o estudante deve aproveitar para intensificar seu preparo e sua qualificação para garantir boas oportunidades de estágio, participando de cursos e atividades complementares ao estudo na universidade. Uma dica é aprofundar as habilidades com a tecnologia, um requisito que vem sendo cada vez mais exigido pelas empresas. 

“Toda a parte de pensamento lógico e tecnológico é muito quisto pelo mercado. É ter a facilidade de entender os aplicativos, os programas, os sistemas, o que já existe em cada empresa… Isso é o que chamamos de mindset digital. Se a pessoa tem esse mindset, é impressionante como ela se destaca”, diz Janaína, ressaltando que as empresas têm exigido que os estagiários tenham facilidade para lidar com a tecnologia e disposição para aprender programas, sistemas e ferramentas, principalmente os utilizados pela própria empresa. “Hoje, o aluno que quer estagiar, ou está estagiando, e quer ter um diferencial, precisa investir em conhecimento, principalmente na área tecnológica, independente da área”, orienta.

Unit Carreiras

Estas e outras orientações para uma qualificação melhor do estagiário estão contempladas na empregabilidade, que é um dos atributos mais importantes da Universidade Tiradentes (Unit). Ela tem um núcleo de empregabilidade, o Unit Carreiras, que foi um dos serviços mais procurados durante a programação de boas vindas promovida para receber os calouros e marcar o início do período 2023-2, ocorrido entre 7 e 11 de agosto. 

Além de preparar alunos e egressos para um ingresso bem-sucedido no mercado, o núcleo estreita as relações da Universidade com as empresas, permitindo o encaminhamento dos candidatos às vagas pretendidas. “O Carreiras prepara para o mercado. Temos todo o apoio que a gente pode dar ao aluno, como currículo, simulação de entrevista, conteúdos de empregabilidade para que ele possa se atualizar sobre como está o mercado de trabalho, para que ele possa se atualizar. A gente é parceiro e esse serviço é super importante”, assegura Janaína. 

O atendimento aos alunos e egressos é gratuito, sem custos adicionais. Outras informações podem ser obtidas pelo site do Unit Carreiras.  

Leia mais:
Saiba quais são os cursos com mais vagas de estágio no Brasil
Conheça os serviços ofertados pelo Unit Carreiras para o EAD

Asscom | Unit

Compartilhe: