ESTUDE NA UNIT
MENU

Primeiro Centro de Inovação voltado à Educação favorece empregabilidade

O Tiradentes Innovation Center objetiva qualificar professores no uso de tecnologias educacionais e desenvolver pesquisas em laboratórios de aprendizagem por meio de startups

às 00h48
Compartilhe:

Atenta às demandas de mercado e novas exigências de empregabilidade, o Grupo Tiradentes lançou, nesta sexta-feira (25), o primeiro Centro de Inovação voltado à Educação do Norte e Nordeste e localizado na Universidade Tiradentes, Farolândia. Pioneira na implantação de tecnologias educacionais no ensino superior, a Unit inova mais uma vez ao fomentar empreendedorismo e empregabilidade com o Centro.

O Tiradentes Innovation Center objetiva qualificar professores no uso de tecnologias educacionais e desenvolver pesquisas em laboratórios de aprendizagem por meio de startups. Dessa forma, capacita profissionais, acadêmicos, capacitando mão de obra para o mercado de trabalho na área de tecnologia. Um desses laboratórios é da empresa alemã e líder no segmento de software corporativos: SAP.

Superintendente Geral da Universidade Tiradentes, Saumíneo Nascimento, explicou que o Tiradentes Innovation Center ampliará a oferta de estágio para a Universidade, já que o espaço será de captação de novas empresas e de formação de profissionais. “Aqui teremos captação de novas empresas, voltadas para as tecnologias educacionais. Elas necessitarão de mão de obras qualificada, que transita aqui na Universidade por meio de nossos cursos e de nossos alunos, então vai possibilitar a ampliação de oferta de estágios para nossos alunos, aumentando a empregabilidade. Do ponto de vista da internacionalização, temos dez parceiros internacionais, que possibilitará a vinda de estudantes do exterior e viabilizará intercâmbio de nossos alunos. É um espaço de criatividade e teremos eventos semanalmente que tratarão de inovações tecnológicas específicas para a educação. A medida que esses eventos ocorrem, se cria a possibilidade de network entre empresas, egressos e alunos e ampliamos a possibilidade de empregabilidade para eles”.

A partir do dia 28, o empreendimento começa a oferecer seus benefícios à sociedade, dentre eles: Centro de pesquisas em tecnologias educacionais, Observatório de Educação e Centro de formação de professores em novas tecnologias, incubadoras/aceleradoras de EdTechs (statrtups voltadas para Educação) e eventos semanais sobre temáticas relacionadas a empreendedorismo, criatividade, cultura maker, inovação e tecnologia.

José Rabelo, doutor em Ciência e Engenharia de Materiais e CEO Tiradentes Innovation Center, informou que o Centro de Inovação é composto por profissionais de diversas áreas, os quais ajudarão no desenvolvimento de novos empreendimentos. Ele lembrou, ainda, que startups alcançam escalabilidade maior que empresas formais, movimentando, assim, a economia.

“Teremos um setor de desenvolvimento de novos empreendimentos inovadores, isso vai fomentar a economia gerando mais tributos, empregos, mais formação de empresas. A tecnologia gera emprego e renda porque ganha escala, as startups podem alcançar o que se chama de escalabilidade muito maior que empreendimentos normais. Teremos eventos para fomentar ideias que virem negócios ou produtos, para desenvolver quem quer montar sua empresa. O Innovation não é um departamento da Universidade, é uma instituição própria composta por profissionais de diversas áreas, desenvolvedores de negócios, empreendedores, gestores. O TIC não se resume ao espaço físico, vamos fomentar eventos externos em toda todas as cidades do Estado para exatamente estimular o desenvolvimento econômico e impactante socialmente”.

“O Innovation abre espaço para economia de conhecimento e digital e chega em um momento oportuno. Sergipe está precisando ter espaços desse tipo, dar oportunidade para os jovens, que têm paixão por esse ambiente digital. Só temos a parabenizar a Tiradentes e nos colocar à disposição para parcerias”, declarou o diretor do Sebrae, Paulo do Eirado Dias Filho.

Tiradentes Innovation Center

O empreendimento não tem fins lucrativos e estará desenvolvendo os novos negócios para fortalecer a economia local, criando novas oportunidades de trabalho na região. O projeto foi idealizado pelo Grupo Tiradentes (mantenedora de Instituições de Ensino Superior no Nordeste, e Centro de Estudos nos Estados Unidos) que vai discutir problemas de todos os níveis da Educação – superior, formal, não-formal, fundamental, tecnológica -, associando pesquisa, inovação e tecnologia.

Compartilhe: