ESTUDE NA UNIT
MENU

Pró-reitor assume como imortal da Academia Europeia de Alta Gestão

Além disso, Pró-reitor da Unit é nomeado como membro relator da comissão responsável pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG)

às 19h01
Compartilhe:

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes (Unit), professor doutor Diego Menezes, tem lapidado sua carreira dia após dia diante de suas atividades acadêmicas e de gestão. Dessa vez, foi condecorado como imortal da Academia Europeia de Alta Gestão com o Diploma de Mérito; com a Medalha e o Documento de Identidade de Executivo da Comunidade Europeia. Outra distinção foi o reconhecimento para compor, na qualidade de membro relator, a comissão responsável pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), até 2030, conforme instituído pela presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), professora doutora Cláudia Mansani Toledo, relativo ao decênio 2021-2030.

“Poderemos contribuir no novo modelo de pós-graduação. As gerações da sociedade mudaram e, consequentemente, precisamos adequar nossos modelos educacionais, modelo de avaliação, interlocução e fomento. Então, participar da comissão PNPG, em especial, trabalhando com pessoas de grande referência nacional e internacional, com lastro acumulado de saberes, que irão compor e propiciar essa troca, é uma grande honra”, contextualiza o pró-reitor. 

Tais condecorações atestam a alta produtividade e qualidade das ações do professor doutor, Diego Menezes. Para o casal Jouberto e Amélia Uchôa, seu currículo é motivo de orgulho para a Universidade Tiradentes. “O professor doutor Diego Menezes só nos preenche de orgulho e gratidão. Tudo o que ele faz é em prol da gestão educacional, de alto padrão, que impacta sempre de forma positiva toda sociedade. Temos certeza que doutor Diego ainda nos dará muito mais orgulho com tamanho prestígio de suas ações. A pró-reitoria da Unit está em excelentes mãos”, revela Amélia Uchôa.

Segundo o professor doutor Diego Menezes, sua carreira é reflexo de não somente empenho, mas paixão pelo labor. “Essa trajetória é fruto de um amor, uma identificação pela área que escolhi e sem dúvida nenhuma de apoio de muitas pessoas ao longo dessa caminhada. Trabalhar em uma Instituição que reconhece e incentiva as oportunidades de formação constante, é sem dúvida um diferencial, destaco, em especial, o casal Jouberto e Amélia Uchôa, que são grandes incentivadores dessa trajetória”, revela. 

Academia Europeia de Alta Gestão

Como a formação acadêmica do pró-reitor foi técnica, estruturada e baseada na área da saúde, vocacionada para pesquisa, a gestão acabou sendo um caminho desafiador a percorrer. “A gestão nasceu como um processo mais externo que interno. As pessoas me incentivavam a assumir um lugar de gestão, talvez pelo meu perfil e ímpeto, pela vontade de não me inconformar por questões que, por vezes, viravam dogmáticas. Nada eu acredito que seja imutável. A partir do momento em que refletimos, temos a oportunidade de contribuir com processos, com ajuda das pessoas. Com o passar do tempo, fui me identificando com a área da gestão e me afastando mais da pesquisa, me tornando um gestor mais voltado para área educacional e acadêmica como um todo”, relembra o professor doutor, Diego Menezes. 

Segundo ele, suas atividades frente à Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unit é uma excelente oportunidade para exercer a gestão com afinco. “Graças aos meus pares que me ajudam a crescer, olhando o cenário, entendendo as necessidades existentes em cada situação. Tenho buscado constantemente o aperfeiçoamento na área de gestão e nessa caminhada, conheci alguns membros da Academia Europeia da Alta Gestão”, pontua o doutor. 

O convite inicialmente surgiu para escrever o capítulo de um livro sobre Gestão Humanitária. “Nele, entendemos quais são os principais norteadores para uma gestão saudável e, sem dúvida, as pessoas são motivadas por múltiplas formas. São estímulos variados que, sinergicamente, produzem um efeito de identificação institucional, gerando uma perpetuidade da carreira naquele local. Hoje, o mercado está extremamente desafiador e, ao mesmo tempo, convidativo. Se não tivermos um modelo de trabalho em que as pessoas não se sintam parte, bem como valores, dificilmente profissionais são retidos”, avalia o pró-reitor. 

Para ele, toda a instituição, bem como os discentes, são impactados com todas essas novas experiências. “A partir dessa troca de saberes nacionais e internacionais, desse espaço de compartilhar boas práticas, certamente vamos poder trazer algumas dessas experiências para a nossa vivência em termos da gestão universitária. E cascatear como indicadores norteadores para as coordenações que, por sua vez, pensarão em estratégias para ofertar produtos de melhor qualidade para os nossos alunos da graduação e pós-graduação. Tendo esse protagonismo de interlocução, vai certamente estar alinhado às discussões ao que está sendo pensado dentro dessa dimensão do decênio que é uma projeção de modelo para alcançar os resultados propostos até 2030”, encerra o professor doutor, Diego Menezes.

Trajetória

Além de pró-reitor da Unit e presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), ele também atua como representante nacional das instituições de Ensino Superior Privadas do Brasil e membro de conselhos de administração de entidades de grande importância, como da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Sergipe; de Parques Tecnológicos, de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), entre outras agências de fomento nacionais e internacionais. Em 2020, assumiu o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), representando a região Nordeste.

Doutor em Biotecnologia em Saúde e em Medicina Investigativa pela Fundação Oswaldo Cruz e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Diego iniciou a sua carreira aos 14 anos na Fiocruz.

 

Leia mais:

Pró-reitor da Unit é homenageado pelo Corpo de Bombeiros

Compartilhe: