ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor Uchôa ministra palestra na Somese

Reitor da Unit fala sobre sergipanidade e ressalta importância de valorizar vultos sergipanos junto às novas gerações

às 21h59
Compartilhe:
Professor Uchôa entre médicos da Somese e gestores da Unit

Professor Uchôa entre médicos da Somese e gestores da Unit

O reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, ministrou palestra sobre sergipanidade nesta quinta-feira, 24 de outubro, durante almoço promovido pela Sociedade Médica de Sergipe – Somese –, no auditório da instituição, em Aracaju. Além de profissionais da Medicina, prestigiaram o evento o superintendente-geral do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior; o superintendente de Relações Institucionais, Ihanmarck Damasceno; a vice-reitora da Unit, professora Amélia Uchôa; e o coordenador do curso de Medicina da instituição, professor Francisco Prado Reis.

“Este evento é alusivo à emancipação política de Sergipe, que ocorreu em 8 de julho de 1820, mas a Carta Régia só chegou ao solo sergipano no dia 24 de outubro, há exatos 193 anos”, explica o médico Hesmoney Santa Rosa, presidente interino da Somese e diretor de Saúde da Unit. “A iniciativa é fantástica, porque a história é importante demais. Nós somos seres sociais e políticos. Entender a si próprio e ao local de onde você faz parte, é um ponto de

Ao lado do Dr. Hesmoney, prof. Uchôa mostra fotos do sargento Zacarias

Ao lado do Dr. Hesmoney, prof. Uchôa mostra fotos do sargento Zacarias

partida fundamental para a construção de novas conquistas”, acrescenta a presidente do Conselho Regional de Medicina – Cremese –, Rosa Amélia Andrade Dantas.

“É importante que se façamos essa discussão, afinal de contas, o que somos depende do que fomos ao longo da nossa história e tudo isso precisa ser reconhecido e valorizado. O professor Uchôa tem, além do conhecimento teórico, toda uma prática na defesa e no fortalecimento dos nossos valores, da nossa cultura”, acrescenta o médico e vereador de Aracaju, Emerson Ferreira.

O médico Antônio Samarone, secretário da Saúde de Aracaju entre os anos de 2010 e 2012, também destaca a importância de se discutir a sergipanidade.  “Qualquer comunidade que não tenha autoestima, não conheça suas raízes, não tenha e não elabore um significado, ainda não atingiu o estágio de civilização. Esse movimento de se discutir Sergipe é antigo, em determinado momento o intelectual Luiz Antônio Barreto deu uma contribuição grande e hoje, ao convidar o

Dr. Petrônio Gomes, ao lado da professora Amélia e do Dr. Hesmoney

Dr. Petrônio Gomes, ao lado da professora Amélia e do Dr. Hesmoney

professor Uchôa para falar sobre o tema, a Somese contribui com essa criação do imaginário do que nós somos”, diz.

VULTOS

Em seu discurso, o professor Jouberto Uchôa afirmou que é preciso incitar o sentimento de sergipanidade na juventude a partir do reconhecimento à contribuição de pessoas que fizeram e fazem história no Estado. Citou nomes de sergipanos memoráveis, como José Rolemberg Leite, Augusto Franco e João de Seixas Dória, na política; Augusto Cesar Leite, Roosevelt Dantas Cardoso De Menezes e Lauro Porto, na medicina; Zezinho Cardoso, Alcebíades Melo Vilas-Boas e Ofenízia Freire, na educação. “Todos esses nomes desaparecerão no tempo, se não forem mostrados às novas gerações”, alertou o reitor da Unit.

Atual secretário adjunto da Saúde de Aracaju, o médico Petrônio Gomes ressalta a contribuição do fundador da Universidade

Dr. Emerson: "Uchôa tem conhecimento e prática"

Dr. Emerson: “Uchôa tem conhecimento e prática”

Tiradentes para a preservação dos nomes de médicos que fizeram história em Sergipe. “O professor Uchôa nos brindou com a honraria de patrocinar o Dicionário Bibliográfico dos Médicos de Sergipe, uma obra única no mundo. E foi esse interesse que ele tem pela história do Estado que nos incentivou a trazê-lo para falar sobre sergipanidade no almoço da Somese”, comenta.

De acordo com o superintendente-geral do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, as ações da Universidade Tiradentes refletem o olhar cuidadoso do reitor, no trato com as questões de Sergipe. “A Unit cumpre o seu papel de resgatar e preservar patrimônios históricos e personalidades sergipanas que se destacam dentro e fora do Estado. Um bom exemplo é o título de Doutor Honoris Causa, que concedemos mais recentemente ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres de Britto, e ao atual ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general José Elito Siqueira”, exemplifica.

Antônio Samarone prestigia palestra

Antônio Samarone prestigia palestra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professores Ihanmarck, Jouberto Júnior e Francisco Prado

Professores Ihanmarck, Jouberto Júnior e Francisco Prado

 

Compartilhe: