O reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, recebeu o título de Cidadão Itabaianense nesta quinta-feira, 5 de setembro, em Sessão Ordinária realizada na Câmara de Vereadores do município. A honraria, requerida em 2009 pelo então parlamentar Heleno Tavares da Mota – atual secretário de Desenvolvimento Sustentável de Itabaiana – é uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo professor Uchôa à cidade serrana e à sua população.
“Recebemos o projeto na Câmara Municipal e aprovamos de imediato, porque o professor Uchôa é um homem empreendedor, que investiu em Itabaiana ao trazer a universidade para cá. Com a chegada da Unit, o nosso município começou a caminhar a passos largos”, afirma o vereador José Teles de Mendonça, responsável pela entrega do título de cidadania ao reitor da Universidade Tiradentes.
Formada em Direito pela Tiradentes, a vereadora Edilene Barros dos Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Itabaiana, avalia a chegada da universidade ao município como uma vitória coletiva. “Todos nós lutamos pela vinda do
campus da Unit, até porque sabíamos do sofrimento e do risco que é viajar todos os dias para estudar em Aracaju. O professor Uchôa teve a sensibilidade de trazer a Universidade Tiradentes para o interior, facilitou a vida daqueles que queriam uma qualidade melhor de estudo, e eu tenho orgulho de dizer que sou profissional graduada no Campus da Unit em Itabaiana”, elogia Edilene.
Além de ex-aluna, a vereadora Ivoni Lima de Andrade é ex-funcionária da Universidade Tiradentes. Para ela, a instituição é uma referência no Nordeste. “A Unit enobrece Sergipe e outros Estados, como Alagoas, Pernambuco e Bahia. Fui aluna da primeira turma de Direito de Itabaiana, realizei um sonho, aprendi muito e conheci várias pessoas que continuam passando conhecimento para os alunos. Isso é gratificante”, comenta.
O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, prestigiou a solenidade de outorga do título de cidadania itabaianense ao reitor da Universidade Tiradentes. “Guardo até hoje o primeiro ofício de requerimento que fiz, na condição de vereador, para que a Unit instalasse um campus no município de Itabaiana. Hoje, a presença da Tiradentes é motivo de orgulho e o Brasil reconhece o professor Uchôa por seu espírito de simplicidade, humildade e empreendedorismo”, elogia.
RESGATE HISTÓRICO
Em seu discurso de agradecimento, o professor Jouberto Uchôa de Mendonça enalteceu o valor do povo itabaianense. Fez um resgate histórico, com referências à contribuição dos filhos de Itabaiana para o desenvolvimento de Sergipe e do Brasil, na política, economia, cultura, entre outras áreas.
Homenageou empresários como Euclides Paes Mendonça, Manoel Teles, Francisco Teles de Mendonça, Mamede Paes Mendonça, Gentil Barbosa e Oviêdo Teixeira; exaltou o trabalho do desembargador Vladimir Souza Carvalho, que além de jurista é poeta, pesquisador, contista e colega do reitor da Unit na Academia Sergipana de Letras.
No campo educacional, reverenciou professores como Alberto Carvalho, Maria Thetis Nunes e José Sebrão de Carvalho Sobrinho; na política, citou líderes como Passos Porto, Silvio Teixeira, Francisco Antônio Carvalho Lima Júnior, Quintino de Lacerda e Francisco Teles de Mendonça.
“Realizo o sonho de me tornar irmão de uma sociedade cujos valores maiores são o trabalho, a honradez, o empreendedorismo, numa terra onde a família é o maior trunfo dos homens e mulheres. Como filho de Itabaiana, a partir de hoje – por direito – tudo farei, dentro dos meus limites de educador, para que este município seja afastado da mídia nacional como cidade violenta, através das notícias de que mensalmente são registradas dezenas de crimes. Números que assustam os seus próprios moradores, pessoas do bem, pacatas, honestas e, principalmente, trabalhadoras”, conclui o professor Uchôa.
Fotos: Marcelo Freitas