ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor Uchôa recebe título de Cidadão Lagartense

Honraria foi concedida em solenidade especial, na Câmara de Vereadores do município de Lagarto

às 15h07
Compartilhe:
Prefeito e vereadores entregam título ao reitor da Unit

Prefeito e vereadores entregam título ao reitor da Unit

O professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Universidade Tiradentes, recebeu o título de Cidadão Lagartense na manhã desta quinta-feira, 5 de dezembro. A honraria foi concedida em solenidade especial, na Câmara de Vereadores do município localizado a 76 quilômetros de Aracaju. Proposta pelo parlamentar Pedro Antônio dos Santos e aprovada por unanimidade pelo legislativo, a titulação é o reconhecimento aos investimentos do reitor da Unit na educação superior para o povo de Lagarto.

“Como cidadão lagartense eleito pelo povo, acompanhei o desejo do professor Uchôa em contribuir para o crescimento da nossa cidade por meio da educação. A presença da Universidade Tiradentes representa novas perspectivas de futuro, principalmente, para os jovens do nosso município. É o resultado do trabalho de um homem que tem coragem de investir no desenvolvimento do seu Estado”, afirma o vereador Pedro Antônio dos Santos, aluno de Gestão Pública da Unit.

“Este é um título concedido por merecimento, por uma causa justa. O professor Jouberto Uchôa tem um trabalho dedicado à educação, que proporciona ensino, pesquisa e extensão de qualidade ao povo lagartense. A nossa cidade está se desenvolvendo e, certamente, a Universidade Tiradentes contribui e ainda tem muito a contribuir com este crescimento”, avalia o presidente da Câmara Municipal de Lagarto, vereador José Fraga Neto.

Para o professor Uchôa, o título de cidadania traz o sentimento de realização. “Acompanho a vida de Lagarto desde a minha juventude. Esta cidade, que vivia quase que exclusivamente do fumo, ampliou a sua economia para áreas importantes e eu me sinto realizado porque a Unit está aqui, colaborando com o crescimento do município. Espero ser digno desta honraria, pois tenho verdadeira admiração por Lagarto e pelos homens e mulheres que fizeram e fazem a sua história. Só para se ter uma ideia, eu agora sou conterrâneo de Silvio Romero e estou muito agradecido por isso”, comenta o reitor da Universidade Tiradentes.

 

Unit em Lagarto

Professor Jouberto Uchôa com vereadores de Lagarto

Professor Jouberto Uchôa com vereadores de Lagarto

A Universidade Tiradentes iniciou as atividades no município de Lagarto no ano de 2006, com a oferta de cursos na modalidade a distância. O polo da Unit funcionou agregado à Escola Estadual Abelardo Romero Dantas, conhecida como Polivalente, até o segundo semestre de 2009, quando foi inaugurada a sede própria, localizada no centro da cidade.

“Hoje ofertamos dez cursos EAD, uma pós-graduação e três cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Temos em torno de 600 alunos na graduação e 200 nos cursos ofertados em parceria com o Governo Federal”, contabiliza a gestora do polo da Universidade Tiradentes em Lagarto, professora Roseli Mendonça Borges.

Bacharel em Geografia, a secretária de Educação de Lagarto, Islene Santos Prata, aproveitou a presença da Unit na cidade para cursar a pós-graduação em Docência e Tutoria a Distância e realizar o sonho do diploma em Pedagogia, curso que está concluindo. “A presença da Universidade Tiradentes representa grande desenvolvimento para o nosso município. Sabemos que muitas pessoas que trabalham durante o dia têm dificuldade de se deslocar para estudar em outras cidades vizinhas ou mesmo na capital. Com a modalidade EAD, a Unit encurta distâncias e oferece uma formação de qualidade”, avalia.

O prefeito de Lagarto, Lila Fraga, prestigiou a solenidade de outorga do título de cidadania e parabenizou a ação dos vereadores. “Esta é uma justa homenagem a um homem que já fez muito por Sergipe. A Universidade Tiradentes é uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil e o povo sergipano tem que agradecer, por ter este visionário que faz questão de investir não só em Aracaju, como no interior do Estado. Para mensurar os resultados deste investimento, basta analisar o desenvolvimento da cultura de Sergipe antes e depois da Unit”.

 

O homenageado

Professores Uchôa e Amélia acompanhados da secretária de Educação de Lagarto, Islene Prata, e colaboradores Unit

Roseli Borges, Amélia Uchôa, Islene Prata, Jouberto Uchôa, Maria Auxiliadora e Dina Cabelereira

Filho de um motorista e uma servente, Jouberto Uchôa de Mendonça nasceu em Aracaju no ano de 1936. Primeiro homem a trabalhar como tecelão na capital sergipana, também foi ajudante de laboratório de análises clínicas, balconista de loja e motorista. Iniciou as atividades ligadas à educação em 1954, no antigo Ginásio Pio X, onde atuou como vigia, servente, inspetor, professor de matemática, secretário e diretor.

Em 1962, criou o Colégio Tiradentes, que depois de resistir a dez anos de inúmeras dificuldades – dentre elas uma ordem de despejo –, cresceu e transformou-se na primeira instituição de ensino superior particular de Sergipe, a Faculdade Tiradentes. Em 1994, o Ministério da Educação autorizou o funcionamento da Universidade Tiradentes, segunda particular do Nordeste – à época só existiam as seculares Católicas. Hoje a Unit é uma referência na região com mais de 30 mil alunos.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: