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Professora da Unit retorna de experiência internacional e compartilha vivência

Rute Silva, professora de Enfermagem da Unit, traz na bagagem novas metodologias e colaborações do UPAEP Global Summer que prometem impactar positivamente a comunidade acadêmica

às 19h31
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A professora de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), Rute Silva, retornou do programa UPAEP Global Summer, uma iniciativa que convida docentes internacionais a lecionarem na Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP), no México. Ela voltou trazendo uma bagagem rica em experiências que prometem impactar positivamente seus alunos e a comunidade acadêmica.

Durante sua participação, Rute ministrou a disciplina de Saúde Comunitária, utilizando tanto metodologias tradicionais quanto ativas, como simulação de consultas de enfermagem e desenvolvimento de projetos de saúde mental para a comunidade. Além disso, incentivou a prática de extensão universitária ao orientar o desenvolvimento de um projeto de saúde mental voltado para a comunidade.

“Foi uma experiência que superou minhas expectativas e metas traçadas antes de ir. Com certeza, minha mala de regresso não é a mesma mala de partida. No sentido metafórico, posso dizer que o ganho de conhecimento foi muito positivo e que se adequa ao meu perfil enquanto educadora e pesquisadora”, destaca a professora.

Atividades e contribuições 

Rute participou de capacitações em simulação realística, abordando temas como prevenção de complicações de Diabetes Mellitus com enfoque em Pé Diabético, bem como atualização em protocolo de vacinação de acordo com calendário de vacinas do México. “Essas capacitações são fundamentais para manter os profissionais atualizados e aptos a lidar com as demandas de saúde da população”, comentou.

Em webinars, conferências e rodas de conversa, Rute abordou temas de saúde mental e coletiva, fazendo contrapontos entre os sistemas de saúde do Brasil e do México e discutindo o manejo de enfermagem em saúde mental com foco na prevenção do suicídio. “A incidência de suicídio entre profissionais e estudantes de enfermagem é preocupante, e é crucial discutir estratégias de prevenção”, destacou. 

Ela também explorou o Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Brasil em contraposição à medicina tradicional mexicana. “A partir de visita (in loco) em município dependente ao estado de Puebla. Essas tarefas foram voltadas para o público-alvo: alunos da graduação e pós-graduação, bem como professores”, destacou Rute.

Visitas hospitalares a instituições regionais e municipais permitiram a Rute compreender o funcionamento do sistema de saúde local. Além disso, integrada a um grupo de pesquisa de enfermagem na linha de promoção à saúde, a professora está desenvolvendo um estudo sobre a relação entre ansiedade e apoio familiar entre alunos de enfermagem do Brasil, México e Chile. “Os resultados já foram coletados com os alunos de graduação em enfermagem dos três países mencionados, e segue em continuidade”, disse.

Temas abordados e impactos 

Os temas abordados no programa estão alinhados com as tendências atuais no segmento educacional, especialmente em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como saúde e bem-estar. “Os conhecimentos ensinados foram pautados no ODS 3, e todos foram alinhados de acordo com as metas de saúde mundial, do Brasil e do México”, explica Rute.

As expectativas de Rute antes da imersão incluíam criar vínculos com alunos e professores, desenvolver parcerias de pesquisa e participar de futuros congressos. Segundo ela, essas expectativas foram não apenas atendidas, mas superadas. “Tive a oportunidade de criar vinculação com os alunos, aprender muitas palavras novas acerca do idioma, bem como a cultura mexicana e as novas formas de aprendizado, os professores do curso me acolheram, desde a graduação à pós-graduação stricto e lato sensu me acolheram, assim como foi possível desenvolver estudo científico e traçar planos para os congressos internacionais da Unit e UPAEP”, relembra.

O que mais a surpreendeu foi a capacidade de expansão dos horizontes e do escopo de ensino e aprendizagem ao interagir com pessoas de diversas culturas. “Os alunos interagem de forma voluntária na divulgação dos diversos cursos, além dos esportes incentivados pela UPAEP, a exibição dos troféus dos campeonatos e os produtos personalizados em loja específica dentro da universidade. No aspecto social, o que mais chamou atenção foram as similitudes entre os dois países, os quais foram colonizados e na atualidade possuem necessidades e iniquidades sociais similares, como por exemplo o alto índice de população em situação de rua”, observa.

Expectativas

Para Rute, a experiência no UPAEP Global Summer foi transformadora. “Foi possível desenvolver a tolerância intercultural, bem como o apreço e respeito pelos diversos comportamentos de alunos, colegas e professores, além disso, pudemos acessar a cultura de outros países, pois estávamos interagindo com 51 professores, de 15 países diferentes. Com certeza a bagagem de regresso não será a mesma de chegada, pois regresso com a necessidade de ampliação de ensino e novas habilidades para acolher outros professores e alunos na universidade em que trabalho”, elenca Rute.

Após essa experiência, Rute pretende ampliar suas pesquisas, estruturar cronogramas para otimizar publicações e incentivar os alunos a publicarem seus trabalhos. “A Unit possui parceria com diversas universidades, e procura encaminhar seus alunos para viver a experiência profissional, isso já é um ponto facilitador, devido ao estreitamento das relações. Nesta nova experiência de intercâmbio entre os professores, a universidade ofertou suporte financeiro e orientações para a realização de atividades, com isso instiga aos professores expandir os horizontes”, conclui.

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