ESTUDE NA UNIT
MENU

Professora de História EAD expõe vídeos em simpósio nacional

Valéria Oliveira exibiu documentários sobre impactos da Segunda Guerra Mundial em Sergipe e história de luta dos índios Xokó

às 19h37
Compartilhe:
Valéria após apresentação na UFRN

Valéria após apresentação na UFRN

A professora Valéria Maria Santana Oliveira, do curso de História a Distância da Universidade Tiradentes, apresentou trabalhos no 27º Simpósio Nacional de História, evento realizado entre os dias 22 e 26 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN –, na cidade de Natal. Valéria apresentou “Memórias que vieram do mar” e “Índios e missionários no sertão sergipano”, dois documentários elaborados especialmente para utilização de alunos da Unit.

O documentário “Memórias que vieram do mar” trata do período da Segunda Guerra Mundial. Os acordos bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos atraíram os submarinos de Adolf Hitler ao Atlântico Sul. O Brasil era uma das principais linhas de suprimentos de material bélico dos Aliados, daí porque um dos objetivos dos U-boots (submarinos alemães) foi obstruir o abastecimento de mercadorias para as nações aliadas. A Segunda Guerra Mundial passou a ter um valor significativo para Sergipe e demais estados vizinhos a partir da chegada da notícia dos torpedeamentos dos navios brasileiros ocorridos em dois momentos: nos dias 15-16 de agosto de 1942 e 31 de julho de 1943. O filme produzido na Unit EAD relata como a população reagiu aos torpedeamentos, quais as alterações no cotidiano durante aquela época, entre outras questões.

Já o documentário “Índios e missionários no sertão sergipano” resgata a história de luta e resistência dos índios Xokó, com depoimentos emocionantes e imagens deslumbrantes pela aldeia de São Pedro de Porto da Folha.

Compartilhe: