ESTUDE NA UNIT
MENU



Professora egressa da Unit construiu sua trajetória na iniciação científica

Milena de Jesus atuou em dois projetos de iniciação científica durante a sua graduação em Fisioterapia, estudando movimentos em idosos e jovens sedentários; ela retornou à Unit no ano passado, como professora e preceptora.

às 21h10
Compartilhe:

A curiosidade e o desejo da descoberta foram os grandes motivadores da carreira acadêmica da professora e fisioterapeuta Milena de Jesus da Silva, egressa e atual preceptora do curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes (Unit). Enquanto esteve na graduação, entre 2016 e 2021, ela entrou para a área de iniciação científica e atuou em duas importantes pesquisas realizadas no curso, voltadas para a melhoria da qualidade de dica de pessoas idosas. 

Um dos projetos, do qual ela participou em 2016 e 2017, estudou a “Mobilização neural associada ao alongamento passivo na alteração de amplitude de movimento de joelho em idosas ativas”. Ele buscou entender e avaliar se a mobilização neural, uma técnica que busca melhorar a mobilidade do sistema nervoso, pode alterar a amplitude de movimento de joelho em idosas ativas, desde que essa técnica esteja associada à do alongamento passivo. A própria Milena conta que, na ocasião, ela estava no terceiro período de Fisioterapia, e a princípio, se sentiu “um pouco perdida” com o intenso ritmo de estudos e trabalhos no andamento da pesquisa.

“Eu conheci essa parte mediante alguns eventos que aconteceram durante a graduação, que me expõem a importância da iniciação científica de atividades de extensão. Tive curiosidade e fui atrás para entender um pouco mais como é que funcionava. E tive esse interesse em começar a fazer pesquisa juntamente com a equipe de professores que me acompanharam durante a trajetória acadêmica. Aos poucos, eu fui me encontrando, entendendo melhor e desenvolvendo algumas habilidades”, disse a egressa, acrescentando que, a partir desta pesquisa, o público idoso foi adotado como foco em sua atuação clínica na área da gerontologia. 

O outro projeto de iniciação, entre 2019 e 2020, investigou a influência cognitiva no alinhamento dos membros inferiores (quadril, coxas, pernas e pés) durante a realização do teste Step Down em jovens sedentárias. O objetivo foi avaliar um treinamento sensório motor educativo, como forma de fortalecimento dos músculos e da mobilidade destes membros. Esta pesquisa foi o ponto de partida para o seu trabalho de conclusão de curso, que estudou a correlação das dores musculares e esqueléticas com a prática de atividade física durante o período de isolamento social imposto durante a pandemia da Covid-19. “O que a gente observou foi o aumento das dores dessas pessoas que estavam em isolamento social, com a redução da frequência das atividades físicas nesse período”, resumiu. 

Milena acredita que os estudos contribuíram muito para a melhoria da qualidade de vida da população e a resolução de alguns problemas colocados em questão na época da pandemia. A experiência a levou a cursar o mestrado e o doutorado em Ciências da Saúde na Universidade Federal de Sergipe (UFS), aprofundando os estudos sobre dor lombar crônica na população idosa. Na instituição pública, ela é orientada pela professora-doutora Josimari Melo de Santana, que também fez graduação em Fisioterapia na Unit e hoje tem pós-doutorado na University of Iowa (Estados Unidos). A previsão para a defesa de sua tese é para meados de 2027. 

“Sem dúvidas, o mestrado e o doutorado foram uma sequência do caminho que eu iniciei na graduação. Nela, eu adquiri essa base de conhecimento que contribuiu para a minha área de estudos”, disse ela, que considera a participação na iniciação científica como extremamente valiosa para o desenvolvimento acadêmico e profissional. “Ela oferece essa oportunidade de realizar pesquisa sobre a orientação de um orientador, permitindo que nós, estudantes, apliquemos os conceitos teóricos que são aprendidos em sala de aula na prática. Ela prepara os estudantes para a inserção em um programa de pós-graduação, fornecendo ali uma base sólida de habilidades, de conhecimentos necessários e básicos para conduzir alguns estudos. Tudo isso, sem dúvida, foi importante para mim”, citou. 

Volta pra casa

A graduação em Fisioterapia não foi a primeira passagem de Milena pela Unit. Entre 2005 e 2008, ela foi aluna do antigo Núcleo de Educação (atual Colégio Tiradentes), onde cursou parte do Ensino Fundamental. Para ela, o colégio proporcionou não apenas uma educação de qualidade, mas também foi um ambiente que a incentivou a crescer e prosperar, em uma trajetória que continua sendo construída. Em agosto do ano passado, ela retornou para ser professora e preceptora de estágio do mesmo curso.

“A Unit foi minha casa por três vezes. Eu sempre falo dessa forma bem carinhosa mesmo e com boas lembranças, porque é uma honra para mim. E estou ansiosa para retribuir todo esse apoio e orientação que eu tive da Unit. Agora chegou a minha hora de ajudar os meus alunos a alcançarem todo o potencial que eles têm, a prepararem eles para os desafios do mundo acadêmico e profissional. Então, sou imensamente grata pela educação que eu recebi, pois foi essencial para moldar quem eu sou hoje e para o meu contínuo crescimento”, concluiu a egressa. 

Leia mais: 
Da Iniciação Científica ao Doutorado: como a pesquisa atua na transformação social
Centro de Saúde Ninota Garcia oferece fisioterapia gratuita para pacientes que tiveram AVC 

Compartilhe: