ESTUDE NA UNIT
MENU

Centro de Saúde Ninota Garcia oferece fisioterapia gratuita para pacientes que tiveram AVC 

Estudo clínico desenvolvido na Universidade Tiradentes visa melhorar a funcionalidade do membro superior em pacientes a partir de 18 anos

às 20h13
Compartilhe:

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame, é uma das principais causas de morte e incapacidade no Brasil. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV), cerca de 500 mil pessoas sofrem AVC no país a cada ano. Entre as sequelas mais comuns está a espasticidade muscular, que causa rigidez e dificuldade de movimento em um dos lados do corpo.

Um estudo clínico, que faz parte da tese de doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente (PSA) da Universidade Tiradentes (Unit), oferece esperança de recuperação para pacientes com AVC que apresentam espasticidade muscular no membro superior. Desenvolvido no Centro de Saúde Ninota Garcia, o projeto oferece 12 sessões de fisioterapia gratuita, com o objetivo de melhorar a funcionalidade do membro afetado e, consequentemente, a qualidade de vida dos participantes.

“A pesquisa tem como principal objetivo avaliar a funcionalidade do membro superior (braço) de pessoas com AVC através de tratamento de fisioterapia associado a um fitomedicamento, de forma gratuita. Os benefícios dessa pesquisa é melhorar a execução dos movimentos do braço para alcançar um objeto ou vestir-se. Além disso, há uma melhora na sensibilidade e dor, em pessoas que apresentem essas complicações. A sensibilidade é importante para ajudar a pessoa a sentir o braço e assim poder movimentá-lo melhor”, explica a doutoranda em PSA pela Unit e idealizadora do projeto, Kathlen Almeida.

Com os dados dos exames, é possível compreender melhor as características e as mudanças na força e na tensão muscular após o tratamento, o que possibilita a utilização desse braço em atividades antes não realizadas, bem como a realização de atividades no meio social, como ir à igreja, ao supermercado e realizar afazeres importantes para a rotina. Além disso, contribui para devolver a autonomia aos participantes do estudo.

Além disso, essa pesquisa, por ser interdisciplinar, permite envolver várias áreas e tecnologias no estudo. “No nosso caso, envolve a fisioterapia e a fitoterapia no tratamento das sequelas provocadas por lesões do sistema nervoso central, as quais limitam e incapacitam as pessoas para a realização de suas atividades diárias. O programa possibilita intercâmbio com a clínica de fisioterapia da Unit, disponibilizando todo o ambiente para a realização do estudo clínico”, explica.

Como participar

Para participar dessa pesquisa as pessoas precisam ter sofrido um AVC, ser maior de idade (ter mais de 18 anos), apresentar a espasticidade muscular (verificado pelos exames realizados pela equipe da pesquisa) no braço comprometido (o braço precisa estar rígido); além de não terem outro comprometimento neurológico associado, a exemplo de Parkinson, Alzheimer, ou outra doença neurológica. 

É aberto a qualquer pessoa que se encaixe nos critérios acima descritos. Para participar basta entrar em contato e responder algumas perguntas. Após o contato serão dadas as devidas explicações do estudo e como deve ser feito para que a pessoa se torne participante do estudo paciente. Após aceite e assinatura com termo livre de participação serão marcados os horários para que o participante receba 10 sessões de tratamento, com duas avaliações fisioterapêuticas (antes e depois das sessões)”, orienta Kathlen.

Local: Centro de Saúde Ninota Garcia

Endereço: Av. João Rodrigues, 200, Bairro Industrial, Aracaju – SE, 49065-450

Telefone: (79) 3218-2336

Leia também: Programa Mentoria da Unit fomenta a experiência acadêmica

Compartilhe: