ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa Mentoria da Unit fomenta a experiência acadêmica

O programa, que já formou cerca de 400 alunos mentores, consiste na integração e desenvolvimento dos calouros universitários

às 17h54
Compartilhe:

Criado no ano de 2017, o Programa Mentoria da Universidade Tiradentes (Unit), tem como objetivo combater o anonimato acadêmico e auxiliar os calouros na adaptação à vida universitária.  Mais do que um guia, o mentor se torna um amigo e um profissional experiente que compartilha seus conhecimentos e experiências, ajudando o calouro a lidar de forma mais leve com desafios do curso e da instituição.

“A universidade é um universo de possibilidades, e caso o aluno não seja bem direcionado pode acabar não aproveitando as diversas oportunidades que a instituição oferece. A Unit tem uma preocupação específica para que os nossos alunos desenvolvam Soft skills e networking para o mercado de trabalho, o projeto em questão faz isso, os nossos calouros recebem mentores veteranos remunerados pela Unit para que auxiliem esses calouros nos mais diversos desafios universitários”, explica o coordenador Operacional do Programa Mentoria, Nivaldo Souza Moscoso.

A importância do programa institucional reside em torno de diversos fatores, seja em aumentar o pertencimento do aluno (calouro) a Unit, ajudar no processo de adaptação da transição do ensino médio para o ensino superior, acolher o aluno calouro e auxiliá-lo no desenvolvimento de autonomia e aprendizagem. 

“Cada instituição de ensino possui suas peculiaridades de sistemas, oportunidades e estrutura, quando iniciamos um novo curso seja em primeira ou nova graduação, nos deparamos com uma série de siglas e sistemas que por vezes naturalmente vão nos dando a sensação de ‘perdidos’…É aí que entra o aluno mentor, um veterano no curso preparado para auxiliar nossos novos alunos. De fato, essa é a proposta inicial, na prática a importância da mentoria gera como consequência o desenvolvimento de laços de amizades e trabalho em grupo entre calouros e veteranos”, elenca Nivaldo.

Atividades personalizadas 

As atividades do programa são personalizadas para cada curso, atendendo às necessidades específicas dos alunos. Em 2023, os mentores realizaram diversas atividades de inserção e adaptação, como:

Visitas técnicas: Os alunos conheceram empresas e instituições relevantes para a área de estudo.

Diálogos com profissionais renomados: Palestras e workshops com especialistas proporcionaram aos alunos insights sobre o mercado de trabalho.

Oficinas técnicas: Os alunos desenvolveram habilidades práticas relacionadas ao curso.

Debates: Os alunos discutiram temas relevantes para a área de estudo.

Estudos para os processos avaliativos: Os mentores auxiliaram os alunos na preparação para provas e trabalhos.

“Os mentores realizam atividades que são divulgadas pelas coordenações de curso, ajudam os calouros nos processos acadêmicos relacionados ao DAAF, internacionalização e também junto ao Carreiras. Estágios, pesquisa, extensão, internacionalização, networking, soft skills, experiências práticas e aproximação com o mercado de trabalho desde o começo do curso pode ser transformador”, ressalta o coordenador.

O programa também beneficia os alunos mentores, que desenvolvem habilidades de liderança, comunicação e gestão de pessoas. “Os mentores são remunerados pela Unit e recebem uma bolsa institucional, certificação de horas complementares e desconto de 60% no Unit idiomas. O impacto para um aluno mentor é enorme, eles são treinados para acolher os alunos calouros, consequentemente, acabam mergulhando de cabeça na experiência”, destaca. 

Retrospectiva 2023 e planos para 2024

Em 2023 os mentores realizaram diversas atividades de inserção e adaptação nos cursos, participando ainda da implantação do INOVA Tiradentes. “As atividades em 2023 foram divididas em atividades de adaptação, como por exemplo: campus tour, acesso à biblioteca física e online, como usar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e magister, atividades de imersão nos curso, que consiste em oficina de oratória, petição inicial para os alunos de Direito, sutura e aferição de pressão para os cursos de saúde, e por fim as atividades profissionais que proporcionam imersão nos cursos com workshops, palestras com egressos e um dia vivenciando a prática da profissão nos laboratórios da Unit”, conta.

Em 2024, o Programa Mentoria da Unit continuará a oferecer suporte e orientação aos calouros, com novidades como, os primeiros mentores do Projeto INOVA Tiradentes, uma nova geração de mentores que foram selecionados por meio de um processo rigoroso. Além disso, também haverá novas atividades que buscam aprimorar e oferecer aos alunos uma experiência ainda mais enriquecedora.

“Já formamos cerca de 400 alunos mentores. Nossos mentores carregam o DNA da mentoria, e sempre nos reportam a importância do programa em suas carreiras profissionais. No ano de 2024 teremos ao todo 56 vagas para alunos mentores, essas vagas são distribuídas dentre os respectivos cursos”, finaliza.

Dentre os cursos que participam do projeto, destacam-se:

Leia também: Da Iniciação Científica ao Doutorado: como a pesquisa atua na transformação social

Compartilhe: