ESTUDE NA UNIT
MENU

Professoras da Unit são aprovadas em programa internacional de docência no México

O programa oferece a oportunidade de ensinar em um ambiente internacional, interagir com colegas de diferentes culturas e desenvolver novas pesquisas

às 20h53
Compartilhe:

Três professoras da Universidade Tiradentes (Unit) foram aprovadas para participar do UPAEP Global Summer, um programa de docência internacional promovido pela Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla (UPAEP), no México. As professoras Alana Vasconcelos, Carla Porto e Rute Silva irão ministrar aulas e participar de atividades de pesquisa na UPAEP com início de suas atividades no dia 17 de junho até o dia 12 de julho.

O UPAEP Global Summer é uma iniciativa que visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre professores e alunos de graduação, pós-graduação e a comunidade externa de diferentes nacionalidades, abordando temas alinhados aos desafios globais contemporâneos. O programa oferece uma oportunidade única para os docentes da Unit ampliarem suas redes de contato, desenvolverem novas metodologias de ensino e contribuírem com a internacionalização da universidade.

Segundo a assessora de relações internacionais da Unit, Júlia Gubert, a participação das professoras no UPAEP Global Summer é um grande marco para a internacionalização da Unit. “Trabalhamos a internacionalização como um diferencial de qualidade, precisamos incentivar que, cada vez mais, nossos docentes tenham acesso e apliquem para oportunidades como essa. Consideramos essa conversão um grande sucesso e prova da qualidade dos profissionais que temos, especialmente em um programa que foi aberto para todos os parceiros internacionais da UPAEP”, ressalta a assessora.

A experiência das professoras no UPAEP Global Summer trará vários benefícios para os alunos da Unit, como:

  • Acesso a conhecimentos atualizados e relevantes: As professoras terão a oportunidade de aprender sobre as melhores práticas em suas áreas de atuação e compartilhar esses conhecimentos com seus alunos.
  • Visão internacional: Poderão trazer para a Unit uma visão internacional da educação e da pesquisa, o que contribuirá para a formação de profissionais mais completos e preparados para os desafios do século XXI.
  • Novas oportunidades de intercâmbio: A participação das professoras no UPAEP Global Summer pode abrir novas oportunidades de intercâmbio para os alunos da Unit.

“Além disso, a UPAEP é uma instituição muito qualificada, inclusive no que tange o treinamento docente em metodologias ativas. Com isso, nossas docentes estarão aprendendo, ensinando e aplicando diversas metodologias o que, com certeza, irá trazer resultados positivos para os nossos alunos, bem como para os alunos da UPAEP”, explica Júlia.

Seleção e áreas de atuação

O processo de seleção é extremamente rigoroso: professores de todas as partes do mundo se candidatam, mas apenas 51 são escolhidos. Parte desse processo inclui a realização da inscrição por meio de formulário eletrônico intermediado pela Universidade Tiradentes. 

Os critérios avaliados foram: 

  • Titulação mínima de Doutorado; 
  • Exame de Proficiência em língua espanhola e inglesa; 
  • Plano de Trabalho; 
  • Objetivos do professor, e comprovante de vinculação enquanto professor do ensino superior.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Unit, Alana Vasconcelos irá ministrar aulas sobre Metaverso e Educação, Formação humanística, Cultura da Paz, Mediação de Conflitos e Pedagogia de Projetos.

“Estou feliz com a oportunidade e acredito que vai ser uma experiência muito rica. Estarei interagindo com um time de professores renomados internacionalmente, de várias áreas do conhecimento de vários lugares do mundo.  Espero que a Universidade possa organizar um evento para que todas as professoras selecionadas possam compartilhar as experiências com os demais colegas, acredito ser importante esse momento de troca”, projeta Alana.

Já Carla Porto, professora do curso de Medicina da Unit, irá ministrar a disciplina Cariologia no curso de Odontologia e realizar palestras extras para alunos de Odontologia e profissionais.

“Já comecei a ganhar no meu desenvolvimento profissional desde o momento que fui escolhida dentre de milhares inscritos. Além disso, ensinar em outra língua é mais um diferencial e nos faz sair da nossa zona de conforto.  É preciso antes de tudo ter coragem para enfrentar o desafio. Ademais, vamos representar a Unit levando a nossa bagagem acadêmica e buscando sempre aprender e construir pontes criando relacionamentos e aproximação no ensino, para pesquisa e na extensão”, elenca Carla.

Rute Silva, professora de Enfermagem da Unit, vai ministrar a disciplina de Enfermagem Comunitária, fazer parte do Grupo de pesquisa voltado à saúde da UPAEP e desenvolver pesquisas na linha de doenças e agravos de impactos regionais.

“Após retornar ao Brasil espero aplicar minha experiência através de abertura de dossiê temático na revista de Saúde e Ambiente da Editora Tiradentes, voltado para às experiências de ensino e pesquisa no México, bem como apresentação de relato de experiência no Simpósio Interdisciplinar em Saúde e Ambiente e outros eventos científicos. Além disso, espero conhecer novas culturas e formas de aprendizados, bem como novas estruturas de saúde, acesso a manuais e protocolos divergentes irão auxiliar na prática de ensino aos alunos”, prevê Rute.

Leia também: XXV Jornada Odontológica da Universidade Tiradentes promove excelência e inovação

Compartilhe: