ESTUDE NA UNIT
MENU

Professores da Unit apresentam trabalhos em Cuiabá

Mariângela Dias e Joaquim Guimarães, do curso de Pedagogia, participaram do 7º Congresso Brasileiro de História da Educação

às 21h06
Compartilhe:
Joaquim Guimarães e Mariângela Dias

Joaquim Guimarães e Mariângela Dias

Os professores do curso de Pedagogia Mariângela Dias Santos e Joaquim Francisco Soares Guimarães participaram do 7º Congresso Brasileiro de História da Educação na cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso. O evento aconteceu entre os dias 20 e 23 de maio e teve como temática “Circuitos e Fronteiras da história da Educação no Brasil”.  Os docentes da Unit apresentaram suas pesquisas na linha de História da Educação.

O professor Joaquim Guimarães apresentou os textos intitulados “Como Aprendi, Ensinei: modos de ser e constituir-se professora” e “Com quatorze anos comecei a ensinar: lembranças (quase) esquecidas do ‘ser’ e ‘fazer’ docente”. Estes trabalhos fazem parte de sua pesquisa no mestrado em educação da Unit. “Expus através da História da profissão docente as memórias orais de professoras do município de Umbaúba durante os anos de 1960 a 1980. Assim apresento as práticas escolares, saberes, métodos, programas e disciplinas do seu curso primário”, relata Guimarães.

Já a professora mestre em Educação Mariângela Dias apresentou os textos “A disseminação da pedagogia moderna de Rui Barbosa” e “O papel político e pedagógico do manual didático: lições de coisas”. “Neste trabalho busco evidenciar a contribuição de Rui Barbosa na organização das práticas de ensino sugeridas aos professores do ensino primário público no final do século 19 e início do século 20, no Brasil. Como sou apaixonada pela pesquisa com impressos, intelectuais e História da Educação, meus trabalhos explicam a perpetuação da aplicação do método intuitivo sugerido pelo intelectual baiano, evidenciando sua colaboração e desejo pela organização do ensino”, comenta Mariângela.

Compartilhe: