ESTUDE NA UNIT
MENU

Professores da Unit organizam livro 'Técnicas Anatômicas'

O livro Técnicas Anatômicas é in memoriam ao mestre da anatomia Aldemiro José Brochado e traz aspectos pouco explorados até então. Um legado para a Saúde

às 16h24
Professores organizadores do livro
Professores organizadores do livro
Professora Juliana Dantas compareceu ao evento
Noite de autógrafos
Livro Técnicas Anatômicas
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Os professores de Medicina da Universidade Tiradentes, Erasmo de Almeida Junior, Hesmoney Santa Rosa, Francisco Prado Reis e José Aderval Aragão organizaram o livro Técnicas Anatômicas para perpetuar o legado de Aldemiro José Brochado (in memoriam). O lançamento do livro em Aracaju foi neste dia 24, durante a 20ª Semana de Pesquisa da Universidade Tiradentes, no campus Farolândia.

O livro é um compilado de dados e técnicas utilizadas pelo anatomista baiano até então pouco exploradas. O material foi reunido a partir do acervo que a viúva de Brochado disponibilizou ao professor Erasmo. “Aldemiro Brochado lecionou nos cursos de Medicina e Odontologia da Bahia durante muitos anos e foi um inovador nas técnicas anatômicas. Desde o começo do século passado que ele se dedicou bastante às técnicas que preservassem as peças anatômicas como se estivessem frescas e levassem o máximo de realidade possível”, afirma o diretor de Saúde da Unit, professor Hesmoney Santa Rosa.

O homenageado, Aldemiro José Brochado, foi professor de um dos organizadores da obra, Erasmo de Almeida. “É um projeto meu de vida, escrever sua história. Este é o meu terceiro livro sobre ele. O primeiro foi uma biografia, o segundo uma iconografia com todos seus documentos originais e importantes, alguns assinados por Getúlio Vargas, e o terceiro é esse só com os seus trabalhos de 50 anos atrás. É incrível que Brochado se utilizava de técnicas que hoje continuamos usando”, explica.

Para a organização do livro foi preciso ao menos um ano de compilação e estruturação do material. Segundo Hesmoney, o Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, referência no Prêmio Nobel da Medicina, entrou em contato e solicitou exemplares para o acervo de sua biblioteca. “Esperamos que outras universidades possam fazer a aquisição, pois enviaremos com todo prazer”, completa.

O livro

Agora com a divulgação de suas técnicas anatômicas, de secção e mumificação, as futuras gerações poderão se apropriar melhor e aprofundar conhecimento. “Conheci Brochado pelas peças que produziu e agora sua história está registrada na obra que organizamos para as futuras gerações. O mérito todo é de Erasmo, ele é um visionário. Assim que Brochade se aposentou, todas suas obras, praticamente, começaram a ser descartadas e foi ele quem buscou salva-las”, revela Aderval.

“Essa obra é de grande importância porque mostra o legado do professor Aldemiro José Brochado com suas técnicas anatômicas. Ele foi grande estudioso na área e o professor Erasmo teve a iniciativa e o olhar de resgatar todo seu material junto com os demais professores organizadores, para transformar em livro. Agora podemos desfrutar essa obra”, conta a coordenadora do curso de Farmácia, professora Juliana Dantas.

A obra está disponível nas bibliotecas da Unit. Para adquirir o livro ‘Técnicas Anatômicas, in memoriam ao professor Aldemiro José Brochado’ no valor simbólico de R$30, basta solicitar por e-mail: erasmoalmeidajunior@gmail.com.

Compartilhe: