ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa completa dez anos de ações voltadas para o meio ambiente


às 23h55
Nínive de Paula da Unimed e Luciana Rodrigues, do Conduta Consciente
Nínive de Paula da Unimed e Luciana Rodrigues, do Conduta Consciente
A professora Luciana faz uma das leituras litúrgicas
Padre Anderson Pina faz a celebração religiosa
Compartilhe:

Os dez anos de implantação pela Unit através da Coordenação de Extensão do Programa Conduta Consciente foram marcados na tarde dessa quinta-feira com um ato religioso celebrado na Capela da Unit pelo padre Anderson Pina.

Ao longo desse tempo o Conduta Consciente vem desenvolvendo atividades ininterruptas voltadas para a conscientização da comunidade acadêmica da necessidade de preservação do meio ambiente. Outro aspecto considerado imprescindível para que o projeto não sofra solução de continuidade resulta das parcerias com importantes empresas firmadas de maneira a permitir que ações de replantio ou mesmo de reuso de materiais descartáveis personifiquem a ideologia do programa.

“Desenvolvemos ações continuadas com o intuito de disseminar no ambiente acadêmico todas as boas práticas para que as pessoas possam sentir que há como agir de maneira diferente. Independente da sua formação acadêmica é importante despertar no indivíduo a capacidade de questionar sobre o seu papel diante das questões ambientais” diz a idealizadora e responsável pela execução do programa ao longo da última década, a professora Luciana Rodrigues.

Luciana lembra que se trata de uma visão mais holística, sistêmica onde o indivíduo precisa entender que ele tem papel fundamental na sociedade em que está inserido.

“O programa agrega a marca da instituição enquanto grupo (atua também em Alagoas e Recife), com ações desenvolvidas graças à parceria com diversos parceiros” diz satisfeita a coordenadora por ter conseguido nos últimos dez anos agregar na roda de interesses ambientais diversos parceiros a exemplo da Care (de coleta seletiva), com quem o programa Conduta Consciente firmou sua primeira parceria.  

Sobre os avanços obtidos ao longo dos dez anos a professora Luciana reconhece vários. Entre eles a aquisição da sede própria para a difusão das questões relacionadas ao meio ambiente. A sede do programa instalado na Unit é a única dentro de um cenário de instituição superior privado no Norte e no Nordeste.

Com o programa Conduta Consciente a Unimed tem uma parceria voltada para a redução de emissão de carbono. Na prática, enquanto a Unimed através do Programa Neutro recebe informações de quantas mudas de plantas precisam ser replantadas para compensar o gás carbônico da que a Unimed lança na atmosfera, o Conduta Consciente executa o plantio, explica Nínive de Paula uma das Assistentes Sociais da área de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da empresa de convênios médicos.  

Compartilhe: