ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa de Formação Docente na Era Digital capacita professores do GT

Professores se preparam para trabalhar como agentes de transformação desenvolvendo atividades acadêmicas com recursos de ferramentas digitais

às 18h54
A relação se estabelece através dos recursos tecnológicos
A relação se estabelece através dos recursos tecnológicos
Todas as orientações por intermédio da tecnologia
Compartilhe:

Cerca de dois mil profissionais da educação (entre coordenadores de cursos e professores) que atuam na formação profissional dos universitários do Grupo Tiradentes participaram das oito oficinas realizadas na tarde dessa segunda-feira, 24, na sala do Google Meet.

Divididos em turmas aproximadas de 250 cada, as oficinas resultam de uma decisão coletiva tomada pelo o Núcleo de Desenvolvimento Docente – NDD, junto com os embaixadores Google em toda gestão pedagógica da Universidade para o desenvolvimento das atividades pedagógicas durante o período em que os alunos não puderem retornar para a sala de aula.

Não se trata, entretanto de uma capacitação docente para a modalidade EAD e sim, de uma jornada que tem por objetivo preparar os professores para trabalhar com os alunos até que os mesmos possam retornar às aulas tradicionais.

“Não podemos confundir como ensino EAD, nem com disciplina online. O nosso objetivo é habilitar os professores a trabalhar através do Google For Education com as ferramentas do Google Meet, do Google Classroom e demais anexos como Google Forms, Google Document e Google Apresentações para que eles possam trabalhar com os alunos a distância”, explica o professor Cássius Gomes de Oliveira, um dos instrutores das oficinas.

Na ótica do coordenador do curso de Ciências Contábeis nas modalidades presencial e EAD, Cláudio Praxedes, o recurso ofertado para que os professores e os alunos possam continuar em aula mesmo que durante a quarentena revela a estrutura consolidada da Unit que já possui expertise na utilização do ensino a Distância.

“Todas as ferramentas e recursos existentes facilitam muito a nossa interatividade com os alunos e não poderia ser se outra forma nesse momento em que se faz necessário o isolamento social”, argumenta o docente.

Segundo o professor Praxedes a metodologia que os professores passam a aplicar a partir da próxima segunda-feira, 30, deve ajudar muito no aspecto psicológico do aluno uma vez que o mesmo não permanecerá tanto tempo ocioso dentro de casa. A metodologia do ensino a distância (sem ser na modalidade presencial), representa em sua opinião um novo aprendizado. “Tanto para o aluno, quanto para o próprio professor”, confessa.

Ao fazer um comparativo da forma como vem sendo desenvolvida as atividades administrativas da forma como as aulas passarão a ser ministradas durante esse período de imersão social, o professor e diretor de Marketing do Grupo Tiradentes, Evandro Neto ressalta que a diferença está no fato de que nem em uma e nem em outra atividade as pessoas se encontram no mesmo ambiente físico, porém, no mesmo ambiente virtual com a comunicação fluída.

“Só não estaremos em sala de aula e sim, no ambiente em que conseguimos nos ver, falar (individualmente ou em grupo), além da possibilidade de compartilhar conteúdos”, afirma o professor/gestor considerando a iniciativa um grande benefício para todos.

Compartilhe: