ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa de pós-graduação em Educação discute desafios para a educação

Coordenada pelo professor Cristiano Ferronato, a Live, transmitida pelo canal da Unit no Youtube, contou com as presenças das professoras Maura Corcine e Patrícia Graff

às 21h09
Compartilhe:

O programa de pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes promoveu debate sobre os desafios da educação no século XXI na aula inaugural do Programa.

Coordenada pelo professor Cristiano Ferronato, a Live, transmitida pelo canal da Unit no Youtube, contou com as presenças das professoras Maura Corcine e Patrícia Graff.

“Esse é um tempo de metamorfoses e não de transformações. Nosso mundo não é mais onde o computador vira um recurso, mas temos uma forma de estar no mundo que é tecnológica. Isso representa uma mudança na forma de ver as coisas”, disse Maura Corcine, doutora em Educação e professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Para ela, a sociedade atual não consegue compreender o uso das ferramentas teconológicas e defende que não existe espaço para o professor que desconhece o uso de tais ferramentas.

“Hoje, o conhecimento é acessado. Recentemente, perguntei a alunos do sétimo ano como estão sendo as aulas on-line e a resposta foi que os alunos entram na sala virtual, desligam câmera, microfone e não interagem. Os professores têm a ferramenta mas o uso é localizado como o quadro e o giz. Não existe mais lugar para o professor que não sabe usar a tecnologia”.

Acessibilidade

Patrícia Graff, professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, propôs um recuo histórico para explicar a importância da acessibilidade e da inclusão na educação.

“A partir de 90, vamos ter diferentes grupos identitários entrando na escola e tendo acesso à educação. A partir daí, passamos a deslocar o foco da desigualdade para a diversidade e a educação precisa promover o respeito à diversidade e a operar uma série de práticas para posicionar os indivíduos”.

Para assistir à Live completa, clique aqui.

Compartilhe: