O Programa Tiradentes Solutions Education Lab chegou à etapa final. Nesta segunda-feira, 12, a aluna de Arquitetura e Urbanismo, Maria Paula Reis Barbosa, e o egresso de pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit), Ícaro Franca Bastos, apresentaram o projeto de solução inovadora para a melhoria da educação básica em Aracaju.
Professor há quase 15 anos, Ícaro projetou um modelo educacional que permite a formação de um cidadão autônomo através de uma sala de aula flexível que proporcione a implementação de uma educação integral, articulando o estímulo das inteligências social e emocional. “Todo o processo desse trabalho foi bastante construtivo. Aprendemos muita coisa e queremos entregar um resultado que tenha impacto no modelo de sala de aula e de educação, trazendo essa questão arquitetônica junto com ele”, explica o egresso.
“É bem interessante porque queremos agora trazer esse olhar diferenciado para um ponto que é muito importante da sociedade, que é o processo de aquisição de conhecimentos”, acrescenta.
A viabilidade arquitetônica ficou por conta da estudante Maria Paula. “Foi um tema que eu gostei bastante de trabalhar. Trabalhei durante esse tempo num modelo de sala de aula replicável e multifuncional, que pudesse levar para as escolas, tanto públicas quanto particulares, uma proposta diferente de sala de aula, que não seja só essas carteiras enfileiradas, que seja realmente produtiva para desenvolver diferentes habilidades. É algo para desenvolver um ser humano por completo”, conta.
Para construir o projeto, a dupla realizou pesquisas in loco em duas escolas: Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia e a Escola Estadual Prof. Artur Fortes. Além disso, realizou uma viagem técnica a Boston (EUA) com o objetivo de ampliar as possibilidades do projeto ao identificar práticas de sucesso em espaços educacionais que sirvam de inspiração. Inicialmente, o projeto será implementado como laboratório nas duas escolas.
“Estamos muito felizes porque unimos áreas diferentes e a proposta de internacionalização é estar sempre unindo contextos e perspectivas que tragam resultados positivos não só para dentro da universidade, como também para fora, fortalecendo os laços institucionais para além dos muros da Unit. E esperamos que o projeto sirva como modelo futuro em outras escolas”, conclui a Coordenadora de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro.
Leia também: Unit e Sebrae promovem o 3° Hackathon Business