ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Cabuto da Unit adaptou atividades durante a pandemia

O projeto de extensão foi iniciado em 2016 e busca reproduzir uma aeronave rádio controlada. 

às 19h18
Compartilhe:

 Despertar o interesse e novas possibilidades para o mercado de trabalho, além de proporcionar aos acadêmicos experiências reais é o objetivo do projeto Cabuto AeroDesign que deu os primeiros passos ainda em 2016. Ao longo do tempo, a iniciativa, que busca reproduzir uma aeronave rádio controlada e aproxima a teoria da prática, vem alçando novos voos. Para se ter uma ideia, a equipe foi a única de Sergipe a participar da Competição SAE Brasil AeroDesign.

A pandemia do novo coronavírus trouxe novos desafios. “O projeto teve que se adequar a um novo contexto e todas as atividades e reuniões foram virtualizadas”, declara o professor doutor Igor Libertador, orientador e coordenador da equipe Cabuto AeroDesign.

“Como esse ano não teve competição presencial, acontecendo de forma virtual e apenas com a entrega do relatório do projeto, estamos trabalhando nessa demanda. A única ação que não está sendo realizada é a construção da aeronave e o teste de voo”, acrescenta.

O professor Igor comenta sobre as perspectivas para o próximo semestre. “As expectativas são as melhores possíveis. A entrega do relatório é logo no mês de agosto e estamos focados em entregar o melhor projeto possível. Analisamos todos os outros relatórios, identificamos problemas e estamos corrigindo alguns pontos”, garante.

Segundo o docente da Unit, o projeto de extensão permite que o aluno saia da sala de aula e vivencie na prática suas experiências. “O perfil do aluno é aquele que gosta de desafios, tenha vontade de aprender, não tenha medo de errar e nem de trabalhar. O projeto Cabuto é muito importante para o processo de aprendizagem dos acadêmicos”, salienta.

“Além disso, também visa promover a questão do senso de responsabilidade, respeito, a questão ética e moral. O contexto de demandas rápidas, por exemplo, faz com que eles evoluam e cresçam pessoal e profissionalmente”, complementa. Atualmente, o projeto Cabuto Aerodesign conta com a participação de seis acadêmicos dos cursos de Engenharia.

Sandy Cunha, uma das integrantes e capitã da equipe, é responsável por gerenciar os integrantes do time e servir de intermédio entre a equipe e a organização. Acadêmica do curso de Engenharia Civil é líder do setor de Aerodinâmica. Para a aluna, a participação no projeto é bastante enriquecedora.

“Por meio do projeto aprendi noções novas sobre aeronáutica, de forma geral e específica, algo um pouco distante, mas que também se relaciona com o meu curso. Conheci o projeto através de um amigo e, no ano passado, entrei na equipe como integrante do setor de Cargas e Aeroelasticidade. Na equipe, obtive novos conhecimentos e foi uma forma de evoluir individualmente e, também em equipe, melhorando a colocação na competição”, comenta a estudante.

“Com o projeto é possível aplicar os conhecimentos em diversas áreas, além de aprimorar o trabalho em equipe, sabendo que a iniciativa como um todo depende da participação de cada um, do planejamento e gerenciamento do tempo e das tarefas”, finaliza.

Um novo processo seletivo deverá ser aberto ainda esse ano para complementar a equipe. Podem participar acadêmicos das mais diversas áreas como as Engenharias, Matemática, Ciência da Computação, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design.

 

Leia também:

Cabuto conquista 3º lugar nacional do torneio de acesso da SAE Brasil Aero Design

Equipe Cabuto Aerodesign se prepara para edição SAE Brasil AeroDesign 2020

Projeto Cabuto Aerodesign testará aeronave rádio controlada nesta terça-feira

Compartilhe: