ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto de alunas de Biologia é divulgado em revista nacional


às 13h39
Trabalho foi reconhecido por órgão ambiental
Trabalho foi reconhecido por órgão ambiental
Revista é reconhecida pela comunidade acadêmica
Compartilhe:

“Ações de educação ambiental em escolas do entorno da Reserva Biológica de Santa Isabel, município de Pirambu, Sergipe”, esse é o título da pesquisa desenvolvida por Lumara Souza e Ruany Santana, estudantes do sétimo período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tiradentes – Unit. O trabalho está retratado na edição mais recente da revista ICM Bio, publicação editada pelo Instituto Chico Mendes, órgão nacional, ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

Levar estudantes que vivem na região da Reserva Santa Isabel é o objetivo principal da iniciativa de Lumara e Ruany. A motivação das duas alunas da Unit em desenvolver a proposta é o fato de que as crianças, apesar de viverem próximas ao local, sequer conhecem o que existe lá. “Gostamos de educação ambiental e percebemos que há poucos trabalhos realizados nessa área nas escolas localizadas no entorno da Reserva Biológica Santa Isabel”, relata Ruany Santana.

Publicação de renome entre pesquisadores de todo o País, a revista ICM Bio é reconhecida por discutir projetos e iniciativas ligadas ao manejo ambiental. Para Lumara Souza o reconhecimento significa incentivo para a continuidade do trabalho “Foi uma grande surpresa, é muito gratificante saber que nosso projeto foi reconhecido, porque isso mostra o quanto é importante propagar e desenvolver nas comunidades escolares ações de educação ambiental. Serve como subsídio para novos trabalhos”, opina.

As atividades foram desenvolvidas em dois dias com alunos da 5ª série do ensino fundamental de duas escolas da rede municipal de povoados do município de Pirambu. No primeiro momento as estudantes do curso de Biologia da Unit levaram as crianças para um passeio pela reserva. Lá elas mostraram algumas espécies de plantas e animais e falaram sobre a importância da conservação ambiental. No segundo dia, os alunos assistiram a uma aula ministrada por Lumara e Ruany.

A professora que orienta a dupla, Andressa Coelho, acredita que o reconhecimento do trabalho pelo Instituto Chico Mendes mostra que outros resultados ainda podem ser alcançados. “Elas ainda nem defenderam o TCC, com certeza esse projeto ainda vai render muitas publicações”, avalia.

Para o coordenador do curso de Biologia, professor Roque Raposo, atividades como a desenvolvida pelas estudantes são importantes para o futuro profissional. “Elas vão ser professoras, é interessante saber como aplicar o que elas estão aprendendo em sala de aula”, declara. A iniciativa contou com o apoio das direções e equipe de professores das escolas participantes, profissionais da Reserva Biológica de Santa Isabel – REBio – e do curso de Biologia da Unit.

Fotos – Divulgação

Compartilhe: