ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto de Educação para autogestão de projetos solidários

Iniciativa desenvolvida pelo curso de Serviço Social EaD, em parceria com o Programa Conduta Consciente da Unit, visa capacitar associados da Care

às 16h07
Com o objetivo de desenvolver um trabalho socioeducativo contribuindo com princípios da economia solidária, inclusão social e autogestão dos associados pela Cooperativa de Reciclagem de Santa Maria – Care –, a Universidade Tiradentes, por meio do curso de Serviço Social de Educação a Distância, realiza o projeto “Educação para autogestão de projetos solidários". A iniciativa teve seu início no mês de agosto e segue com ações até junho de 2018.
Compartilhe:

Além de promover ações educativas, o projeto também viabilizará cursos de capacitação de acordo com o interesse e necessidade do público-alvo e a realizará oficinas e palestras com temáticas propostas voltadas aos associados.

“A iniciativa também acaba contribuindo com a formação profissional do aluno no trabalho de extensão, envolve os alunos e reafirma o compromisso ético da Unit voltado para a sociedade, articulada com a participação de docentes e discentes com demais parceiros”, acrescenta a professora Maria Ione Vasconcelos, coordenadora do Serviço Social a distância da Unit.

A proposta de extensão é possibilitar aos associados por meio da formação a autogestão, o desenvolvimento e a consolidação de lideranças para a inclusão produtiva e social e, consequentemente, a transformação social dos indivíduos. Por meio do projeto de caráter educativo, será trabalhado temáticas como a cidadania, associativismo, cooperativismo, liderança, organização, inclusão social, sensibilização, mobilização, conscientização, economia solidária, autogestão, entre outras.

“Entendemos que a busca de uma transformação social modifica os trabalhadores nela envolvidos e, portanto, as identidades formadas a partir da experiência subjetiva no contexto social de busca de transformação e inclusão social”, declara a docente.

O projeto também conta com o apoio do Programa Conduta Consciente da instituição de ensino e orientação da professora Marilene Calasans, colaboração do professor Ítali Spinelli e da estudante Laiza Silva. No primeiro encontro realizado no mês de novembro, os associados conheceram o projeto e participaram de palestra sobre as relações interpessoais.

Compartilhe: