ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto de obesidade e emagrecimento: detecção de talentos traz inovação à pesquisa em saúde

Egressa de Educação Física da Unit participa de iniciativas multidisciplinares voltadas para o controle da obesidade e identificação de talentos esportivos

às 13h14
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

A obesidade é um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas no mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 50% da população adulta está acima do peso. A obesidade pode levar a uma série de problemas de saúde, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e câncer.

Já a detecção de talentos esportivos é um processo importante para garantir que crianças e jovens com potencial para o esporte tenham as oportunidades necessárias para desenvolver suas habilidades. No Brasil, o esporte é uma importante ferramenta de inclusão social e de desenvolvimento pessoal.

Foi pensando na importância desses temas que a egressa de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit), Jéssica Cruz, desenvolveu dois projetos de extensão durante a sua graduação. Com uma abordagem multidisciplinar, os projetos não apenas contribuem para a pesquisa científica, mas também proporcionam uma rica vivência acadêmica aos envolvidos. 

“Eram dois projetos, um voltado para o público adulto em busca de estudos e pesquisas voltadas para tratamentos e intervenções não medicamentosas para o controle da obesidade. Foi um projeto multidisciplinar da área da saúde, contribuindo com a parte do treinamento para o emagrecimento”, destaca.

Controle da obesidade

O primeiro projeto, destinado ao público adulto, destaca-se por sua abordagem multidisciplinar. Envolvendo profissionais das áreas de Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Educação Física, o objetivo principal era explorar alternativas não medicamentosas para o controle da obesidade. A egressa da Unit enfatiza a importância da colaboração entre diferentes disciplinas na busca por soluções eficazes.

“O projeto para o público adulto envolveu estudos e pesquisas voltadas para tratamentos e intervenções não medicamentosas para o controle da obesidade. Contribuímos com a parte do treinamento para o emagrecimento, proporcionando uma abordagem holística para melhorar a qualidade de vida dos participantes”, revela.

Detecção de talentos esportivos

O segundo projeto, direcionado a crianças e jovens adolescentes, tinha como foco a identificação de talentos esportivos. Utilizando uma abordagem abrangente, foram elaborados testes físicos, avaliações de coordenação motora e maturação sexual, além de testes genéticos de dermatoglifia. Esses dados eram cruciais para direcionar os participantes para modalidades esportivas alinhadas às suas aptidões, promovendo, assim, um desenvolvimento mais eficaz.

“O projeto para jovens adolescentes e crianças visava à orientação para detecção de talentos esportivos. Foi elaborada uma bateria de testes físicos, de percepção de coordenação motora e maturação sexual, juntamente com teste genético de dermatoglifia para avaliação das capacidades físicas, condicionamento físico e predisposição genética”, explica.

Contribuições para a pesquisa e formação acadêmica

Ambos os projetos não se limitaram a intervenções práticas. Eles também foram fundamentais para a produção de artigos científicos, livros e capítulos de livros. Além disso, a experiência prática proporcionada pelos testes e treinamentos, aplicados por alunos sob supervisão, enriqueceu a formação acadêmica dos envolvidos.

“Ambos os estudos corroboram para a produção de artigos científicos, produção de livro e capítulos de livros, além de uma vivência acadêmica rica em produção e experiência prática, uma vez que os testes e treinamento eram aplicados pelos alunos com supervisão e auxílio dos professores”, reforça.

Os projetos representam uma abordagem inovadora na pesquisa em saúde, demonstrando como a Educação Física pode desempenhar um papel crucial em questões como obesidade e detecção de talentos esportivos. Além de contribuir para a produção científica, essas iniciativas oferecem uma experiência prática valiosa para alunos e profissionais envolvidos. 

Leia também: Estudante de Educação Física pesquisa sobre circulação de impressos protestantes no Brasil

Compartilhe: