V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Projeto de professora estimula interação on-line entre doutorandos em Educação


às 19h29
As professoras americanas Trícia (à) esquerda e Patrícia (de blusa azul)
As professoras americanas Trícia (à) esquerda e Patrícia (de blusa azul)
A professora Simone apresenta o projeto aos alunos
Compartilhe:

A professora Simone Silveira Amorim e seus alunos doutorandos da disciplina Pesquisa em Educação participaram na tarde da segunda-feira, 20, da primeira interação on-line. Professora do programa de pós-graduação em Educação da Unit, ela criou um projeto em parceria, à princípio, com a professora Trícia Kress, enquanto desenvolvia suas pesquisas na Universidade de Boston. Com a saída da professora Trícia para o Molloy College em Nova Iorque, ficou em seu lugar a professora Patrícia Krueger-Henney. O projeto, então, foi ampliado antes mesmo de ser colocado em prática. Da primeira interação on-line participaram, portanto, representantes da UMass e Molloy College.

“A ideia é oferecer a disciplina de forma compartilhada, uma vez que ela é ministrada tanto aqui quanto em Boston”, explica a professora Simone, ressaltando que essa pode ser uma forma de fortalecimento da relação da IES sergipana com a UMass.

A metodologia se aplica na oferta da disciplina tanto de forma presencial quanto on-line. E foi assim que ocorreu a primeira interação on-line com as participações dos alunos da Unit e das instituições americanas representadas por Patrícia Krueger-Henney (UMass) e Trícia Kress, que agora está na Molloy College. “O projeto inicia com duas instituições e não apenas uma, como foi pensado inicialmente”, lembra a professora Simone, para quem a iniciativa é oportuna porque possibilita aos alunos do doutorado discutir pesquisa em educação, metodologias, bem como formas de aprofundamento da própria pesquisa em educação por meio da pedagogia crítica a partir dos estudos sobre o filósofo Paulo Freire. 

Na opinião da professora Patrícia Krueger-Henney da University of Massachusetts Boston, a importância da interação estabelecida entre as instituições é pelo fato de criar novos espaços pedagógicos e é de fundamental importância para a pesquisa. A docente americana acredita que o projeto permite examinar criticamente como estruturas globalizadas nos afetam de uma maneira local e representam pontes históricas, geográficas e culturais.

A professora Trícia Kress da instituição nova-iorquina Molloy College acrescenta que a iniciativa constrói o entendimento e a compreensão intercultural e, ao mesmo tempo, o entendimento de cada contexto específico.

Compartilhe: