ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto estimula cidadania

Projeto desenvolvido por estudantes estreita relação entre comunidade e academia

às 14h42
Estímulo à criatividade
Estímulo à criatividade
Integração
Atividades recreativas
Compartilhe:

O curso de Pedagogia presencial da Unit realizou na manhã do sábado, 21, a primeira etapa do projeto “Superando as dificuldades através da ludicidade: jogos e brincadeiras como atividades pedagógicas no processo de aprendizagem”. Participaram alunos do 8º período, já que o projeto extensionista tem como propósito proporcionar aos graduandos a possibilidade de exercer o aprendizado adquirido de forma contextualizada, por meio da disciplina Educação, Ludicidade e Movimento, ministrada pela professora Vanda Maria Campos Salmeron.

A atividade aconteceu no bairro Farolândia, sendo desenvolvida com crianças de baixo poder econômico que são assistidas pelo Projeto Esperança, entidade beneficente, sem fins lucrativos, reconhecida pelo governo federal como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.

A proposta pedagógica utilizada envolveu o planejamento de atividades lúdicas no decorrer das aulas, pesquisa e organização das ações: canto da leitura, ‘camarim kids’, jogos e brincadeiras.

“O aprender através de brincadeira estimula o desenvolvimento motor, cognitivo, perceptivo, a linguagem e socialização das crianças. Além de propiciar ao futuro profissional da Pedagogia momentos de valorização da profissão que escolheram numa proposta contextualizada em contato com a realidade dos espaços não formais e a vivência com pais, crianças da comunidade de forma prazerosa”, salienta a professora Salmeron.

“O projeto de extensão é muito bom, porque podemos vivenciar a prática e avaliar o que estamos fazendo com as crianças”, revela a graduanda Ana Paula dos Santos.

“Nós precisamos sempre de apoio das instituições para realizações que trazem alegria e contribui em mantermos nossas atividades em prol dos menos favorecidos”, opina a coordenadora do Projeto Esperança, Isabel Santos.

Compartilhe: