ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto extensionista aproxima jovens alunos do universo acadêmico

O projeto Enfermagem Unit nas Escolas já percorreu diversas instituições de ensino e agora recebe jovens dentro da própria instituição

às 20h20
Alunos visitantes
Alunos visitantes
Mariana MEndonça e Yonara Yasmim
Anderson Rocha , professor do CCPA
Compartilhe:

O projeto de extensão intitulado Enfermagem Unit nas Escolas é uma iniciativa da Coordenação do curso de Enfermagem que tem por objetivo levar ao conhecimento dos alunos do ensino médio informações básicas sobre a atuação do profissional da área.
Desenvolvido pela professora da disciplina Estágio Supervisionado, Mariana Mendonça Franco Monteiro, o projeto já percorreu diversas unidades escolares das redes pública e privada.
Na tarde desta quarta-feira, entretanto, ao invés das atividades serem levadas a um dos colégios interessados em promover a atividade, foram os alunos do Colégio CCPA que puderam vir ao Campus Farolândia.
“Achamos interessante trazer os alunos porque aqui eles conhecem a estrutura do curso, os laboratórios que participam de atividades que esclarecem sobre o perfil do enfermeiro obstetra, gestor e do enfermeiro de urgência e emergência”, comenta a professora Mariana. Para a docente, o projeto está fundamentado na disseminação do atendimento de primeiros socorros e na sensibilização dos jovens para o entendimento da atuação do enfermeiro.
Após a palestra, os jovens estudantes fizeram um treinamento de primeiros socorros, seguido de uma visita guiada aos laboratórios da área da Saúde.
Yonara Yasmim Ferreira Anjos é concludente de Enfermagem e considera a importância do projeto sob a ótica da aproximação do jovem para conhecer sobre o papel do enfermeiro.
“Nem sempre na escola temos uma visão concreta da grandiosidade inserida na atividade do enfermeiro”, opina Yonara.
Ao acompanhar junto com outros professores os alunos do CCPA na visita à Unit, Anderson Rocha de Oliveira reconhece que a relação que se estabelece entre a universidade e as escolas proporciona aos alunos a oportunidade de conhecer desde já o universo acadêmico.
“Aqui além de ver toda a estrutura que a instituição oferece, o aluno tem a oportunidade de entender como funciona o mecanismo das escolas em relação aos cursos. Quando a Unit promove oportunidades assim, ela faz com que a gente entenda o que o curso oferece, saiba o que tem toda a instituição, e com isso o jovem tem mais chance de discernir sobre o seu futuro profissional”, pondera o professor Anderson.

Compartilhe: