ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Masterfits já está em pleno funcionamento

Doutorandos coordenam Projeto Masterfits para analisar a influência do exercício físico na qualidade de vida do idoso.

às 13h44
Compartilhe:

A academia de ginástica da Universidade Tiradentes (Unit), campus Farolândia, é o cenário da realização do projeto Masterfits, que busca ampliar os estudos voltados ao envelhecimento humano e ao impacto do exercício físico na qualidade de vida do idoso. As atividades são orientadas por uma equipe interdisciplinar liderada por doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA).

O projeto, iniciado em 2018, atendeu gratuitamente mais de 150 pessoas. Após dois anos de suspensão devido à pandemia de covid-19, o Masterfits retorna com força total, ampliando o número de participantes. A perspectiva é que seja contemplados cerca de 240 pessoas idosas frequentadoras das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de áreas próximas à Unit: Aeroporto, Atalaia, Castelo Branco, Coroa do Meio, Farolândia, Grageru, Inácio Barbosa, Jabotiana e Ponto Novo.

De acordo com o doutorando Lúcio Costa, o Masterfits é voltado para pessoas entre 60 a 84 anos. “É um projeto para pessoas idosas, de ambos os sexos, e tem como objetivo de por meio da intervenção de exercícios físicos com base na musculação, ver o resultado do exercício em diferentes variáveis. São três projetos relacionados a três doutorandos e alguns mestrandos também fazem parte. No meu caso, que trabalho com a Educação Física, analiso as variáveis  da autonomia funcional, risco de queda e o condicionamento físico. Após a intervenção, no caso, o exercício físico, vamos medir os resultados: o efeito do exercício físico com essas variáveis”, explica.

Experiências

Além dos pós-graduandos, o Masterfits também conta com estagiários. O estudante do 7º período do curso de Educação Física, Luiz Gustavo, é um dos monitores do projeto. “Temos um cronograma de exercícios estabelecido para as pessoas que foram selecionadas, buscando dois consolidadas que são a faixa etária e o exercício físico. Participar do Masterfits é importante não só para a minha profissão, como para minha carreira acadêmica. Meu TCC  é voltado para a área de pessoas idosas. No curso, temos vários estágios para escolher e eu escolhi justamente esse porque é uma área que me cativa bastante”, afirma.

A aposentada Norma Santos participa do Masterfits desde o começo e está feliz por retornar às atividades. “Eu senti falta de ter passado a vida toda nesse projeto. Quando teve a pausa por conta da pandemia, eu senti muita falta. Eu estou com 73 anos, então não posso ficar parada. Eu faço caminhada, mas só caminhar não resolve. Estou maravilhosamente satisfeita e adorando cada dia mais. Os aparelhos novos, os monitores e os professores também são ótimos. Que dure muito mais tempo”, espera.

 

Leia também: Programa de Saúde e Ambiente consolida nota 5 em avaliação Capes

 

Compartilhe: