ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Mentoria da Unit é referência em proporcionar integração

Em virtude da pandemia, com as aulas ocorrendo de forma remota, o projeto tem realizado suas atividades no ambiente virtual desde março de 2020.

às 15h57
Compartilhe:

O Projeto Mentoria, da Universidade Tiradentes, é referência quando o assunto é desenvolver e proporcionar a integração entre os próprios acadêmicos e a universidade. Criado no primeiro semestre de 2017, o projeto tem por objetivo garantir o fortalecimento da relação do aluno que está ingressando na universidade, oportunizando identificação e incorporação com a comunidade e a vida universitária. 

“Enfatizamos a importância do projeto, no que se refere ao acolhimento do aluno calouro que chega a universidade e se sentia perdido e agora encontra um amigo, um mentor para caminhar junto no primeiro ano da sua vida acadêmica”, ressalta a coordenadora do projeto, professora Janilce Domingues.

O mentor é o responsável por acompanhar os primeiros passos do aluno que está ingressando na instituição. O seu papel é estimular a formação de grupos e realizar orientações sobre o funcionamento da universidade. “Os alunos veteranos recebem os alunos calouros e acompanham o dia a dia acadêmico, caminhando juntos, tirando dúvidas, prestando esclarecimentos, estudando, enfim, se tornando amigos”, explica a professora Janilce. 

Em 2017, quando o projeto foi concebido, abrangia apenas os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Engenharias, Nutrição e Odontologia. A partir de 2020.2, todos os cursos presenciais da graduação da Unit passaram a ser contemplados. “Os próprios estudantes dos demais cursos queriam ter essa oportunidade junto à mentoria e temos tido excelentes resultados. Acompanhar o desenvolvimento de cada um que vivencia essa experiência nos deixa muito orgulhosos”, pontua.

Para o segundo semestre de 2021, o Projeto Mentoria busca se consolidar ainda mais, promovendo diversas iniciativas, como: Mentoria solidária, por meio de ações sociais; Mentoria Científica, com participação em congressos, cursos, palestras e revisões; Mentoria Comunica, por meio de lives, jornais e comunicação em geral; Mentoria Encontros, realizando encontros de integração, gincanas, conversas com especialista, além de cine mentoria, arraiá, entre outros eventos. 

A ideia é que, em um futuro, próximo, o projeto possa abranger, também, os estudantes da Unit EAD.

Projeto Mentoria 

Em virtude da pandemia, com as aulas ocorrendo de forma remota, o Projeto Mentoria realizou suas atividades no ambiente virtual. “Precisávamos acolher de forma virtual, para isso, todas as atividades foram feitas pensando no sucesso dessa interação, primeiramente, o projeto foi estendido a todos os cursos, os mentores juntamente com os professores orientadores, tem desenvolvido diversas atividades, como: lives, bingos, congressos, revisões, cine mentoria, conversa com o especialista, sexta com a mentoria, Arraiá, lives musicais. Até uma super gincana virtual foi feita onde acolhemos todos os alunos tanto dos cursos presenciais, quanto dos cursos EAD”, afirma a coordenadora do projeto.

Para participar do Projeto Mentoria, o estudante da Unit Sergipe deve ficar atento aos editais que são publicados contemplado com uma bolsa de R$200,00 + bolsa de 60% de desconto no Unit Idiomas. 

 

Leia mais: 

Fala, Mentor: conhecendo mais sobre os cursos da graduação

Projeto Mentoria tira o calouro do anonimato acadêmico

 

Compartilhe: