Numa verdadeira prévia do que será a Feivest 2023, os alunos do Colégio Master vivenciaram uma manhã de diversão e conhecimento dos cursos de graduação da Universidade Tiradentes (Unit) com a Feira das Profissões, ação promovida pelo projeto Portas Abertas, que aconteceu na sexta-feira, 22, na sede da instituição escolar. Com a exibição das estruturas de mais de 10 cursos, atividades práticas e presença de professores e universitários integrantes de ligas acadêmicas, os alunos das turmas do Ensino Médio do Master puderam tirar dúvidas, participar de experiências e conhecer um pouquinho mais sobre cada profissão.
“Esse evento é para que os alunos possam sentir, experimentar um pouquinho de cada curso, conhecer, tirar dúvidas e, o melhor, serem mais encaminhados para aqueles cursos que eles realmente querem fazer. Digo que é um ‘spoiler’ da nossa Feivest, que acontecerá no dia 7 de outubro. Então, trouxemos dinâmicas, a exemplo do curso de Enfermagem, fazendo uma parte prática, bem como o curso de Odontologia, para que eles tenham realmente a vivência de mais ou menos como funciona cada profissão, além de poder tirar dúvidas, conversar e também se divertir com a câmera 360 e o espaço ‘Partiu Formatura’, onde colocamos becas para eles já se sentirem formados, já entrando no clima de universidade”, destacou Yasmin Ramos Cruz de Oliveira, consultora do Portas Abertas da Unit.
Simulação de situações de atendimento de urgência e emergência; prática de sutura; anatomia e escultura dental básica; exibição de projetos de Arquitetura e práticas laboratoriais dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda foram apenas algumas das vivências apresentadas durante toda a manhã aos alunos. “O curso de Enfermagem mostrou um pouco do que o profissional faz no dia a dia, com atuação em diversas áreas. Um dos cenários foi a urgência e emergência, no qual a gente vem com o suporte básico e avançado de vida para a transferência de pacientes do ambiente onde ele se encontra para o ambiente hospitalar. Então apresentamos a nossa vivência com lesões, com trauma, numa simulação controlada, mas como realmente acontece”, ressaltou Rosane Milet, docente do curso de Enfermagem e assessora técnica dos laboratórios de saúde da Unit Aracaju, que comandou a simulação de um paciente que sofreu um trauma, surpreendendo a todos com a atuação do corpo discente da Unit e apoio dos estudantes que curtiram participar da vivência.
De curiosidade aguçada e com a certeza do desejo de curso Medicina, a aluna Maria Eduarda Leó afirma que gostou da experiência no estande da graduação e lamentou não ter conseguido visitar cada uma das profissões. “Na mesa de Medicina, eu gostei muito da experiência de fazer a sutura, gostei de saber como é que eu uso cada processo. Na parte de Enfermagem, eu fiz a massagem cardíaca e repeti o processo para fazer da forma correta. Eu quero Medicina, mas eu sou curiosa, eu queria saber um pouquinho de tudo, o que tem ali no meio, principalmente na parte prática, pois eu quero saber como é que faz e o que faz. E esse modo de conhecer é bem mais atraente e dinâmico do que ficar só ouvindo palestra. A experiência da prática de cada curso é bem mais interessante para o adolescente que está cansado, estudando 24h”, destacou.
De acordo com a psicóloga escolar Camila Barreto, a Feira das Profissões é a culminância de uma parceria firmada por meio dos projetos ‘Os Possíveis Caminhos dos Gigantes’, realizado pelo Master, e Portas Abertas, da Unit. “Iniciamos esse projeto no início do ano, pensando nessa orientação profissional que os alunos buscam, querendo fazer os testes. Então, a gente visitou a Unit várias vezes com cada turminha de 2º e 3º anos e hoje é a culminância do projeto em parceria com a universidade. É muito importante esse workshop, essa prática e vivência com outros jovens falando para os nossos alunos sobre a experiência dessa caminhada profissional, o que é e o que eles podem encontrar daqui para frente ao encerrar esse ciclo no Ensino Médio. Todos amaram participar dessa grande feira”, afirmou.
Leia mais: Alunos do Colégio Salesiano vivenciam a experiência de Júri Simulado na Unit