ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Rondon em andamento


às 19h38
Compartilhe:
A saúde e a prática da prevençãio

A saúde e a prática da prevenção

Alunos da Unit atuam na operação realizada no Norte do País .

Uma equipe formada por alunos da Unit, dos cursos de Direito, Nutrição, Medicina, Pedagogia, Educação Física, Enfermagem e Serviço Social, sob a coordenação e acompanhamento da professora Luciana Rodrigues e Ana Célia Góes, continua desenvolvendo suas atividades extensionistas no município paraense de Irituia, dentro do Projeto Rondon, até este fim de semana.

Várias ações são praticadas pelos acadêmicos com a comunidade e todas elas objetivam capacitar em diversas áreas. Exemplo do sucesso já alcançado nesta operação que se encerra no próximo dia 22 é a realização da oficina sobre Aperfeiçoamento e Reaproveitamento de alimentos regionais e os cuidados de higiene no preparo.

Coordenada pelos acadêmicos da Unit, a oficina foi destinada às merendeiras das escolas do município de Irituia, cozinheiras de hospital, creches, além de pessoas da comunidade. Cerca de 80 pessoas puderam receber a capacitação e agora se dizem preparadas para atuar, transformando o aprendizado em fonte de renda.

Outro destaque é a realização do minicurso “Os Jovens e as Doenças Sexualmente Transmissíveis”, realizado com os professores da rede municipal e os agentes comunitários de saúde de Irituia. Dentro do tema também foi discutido o importante papel da escola em trabalhar educação sexual desde a educação infantil. Também foi realizado um trabalho de reeducação familiar abordando o assunto.

Da oficina “Formação Docente e Educação Inclusiva: uma análise sociopedagógica” realizada pelos estudantes da Unit. Participaram professores e demais profissionais da educação de Irituia. Nesta oficina foram construídos recursos pedagógicos com materiais reciclados para ser utilizadas em classes com alunos que tenham alguma necessidade especial.

Com a mão na massa!

Com a mão na massa!

Considerado como uma das mais importantes iniciativas do Governo Federal através do Ministério da Defesa e instituições de ensino superior, o Projeto Rondon atua junto às comunidades carentes oferecendo-lhes condições de refletir sobre problemas cotidianos. Da região Nordeste, Sergipe é o único Estado que se faz representar através de uma instituição de ensino superior  particular.

Os acadêmicos da Unit que participam das operações realizadas normalmente durante o recesso escolar, aprendem, na prática, a lidar com os desafios da profissão abraçada, ao tempo em que oferecem às comunidades assistidas informações e serviços básicos nas áreas, especialmente nas áreas da saúde e cidadania.

Compartilhe: