ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e IHHS: campanha coleta 220 bolsas de sangue

Diante do baixo estoque dos centros de hemoterapia e hematologia de Sergipe, a ação tem o intuito de mobilizar pessoas em prol da doação de sangue.

às 13h52
Compartilhe:

Em parceria com Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe – Banco de Sangue (IHHS), a coordenação de cursos da área da Saúde da Universidade Tiradentes (Unit), realiza mais uma edição do projeto “Sangue Bom – Salvando Vidas”. A ação aconteceu em dois momentos: no último dia 08 e no dia 22 de março, e foram coletadas um total de 220 bolsas de sangue.

Tendo em vista que uma única bolsa de sangue é capaz de salvar quatro vidas, a iniciativa pode impactar, aproximadamente, 880 vidas. “Entendemos que esta ação é resultado também de uma boa parceria entre empresas, pois o IHHS além de conceder estágios curriculares e extracurriculares para nossos alunos de Biomedicina, também os concede oportunidade de emprego, a exemplo do biomédico e responsável pelo Instituto, Paulo Junior”, explica a coordenadora de área de cursos da Saúde da Unit, professora Juliana Dantas, anunciando que essa campanha será contínua: “ao longo do ano teremos novas coletas”.

“Eu acabei de doar sangue aqui e foi super tranquilo, embora eu nunca tenha doado antes, adorei a experiência e já chamei meus amigos a virem fazer o mesmo. A sensação de ajudar o próximo com sua saúde é indescritível. Recomendo”, diz a aluna de Administração Ana Julia.

Na ocasião, alunos do curso de Biomedicina da Liga Acadêmica de Hematologia e Banco de Sangue, contribuem com a triagem e cadastro até manipulação da veia e instalação da bolsa de sangue, exercendo a profissão sob a supervisão dos profissionais. 

De acordo com a coordenadora, o projeto surgiu com o intuito de motivar e incentivar alunos e colaboradores a contribuírem com os estoques de sangue dos centros de hematologia e hemoterapia de Sergipe. “Nesse caso é o IHHS, que graças à parceria muito bacana que temos, identificamos que estava com essa carência de bolsas de sangue. Por isso, resolvemos fazer essa campanha institucional para auxiliá-los nesse processo de suprir os hospitais e salvar a vida dos pacientes que precisam dessas reposições sanguíneas”, explica Juliana Dantas.

A estudante do 9º período do curso de Biomedicina, Anne Ely Oliveira Albuquerque, teve a oportunidade de atuar diretamente com os doadores de sangue. “A Biomedicina é uma ciência que permite habilitar várias áreas, todas elas importantes e que trazem consigo o dever de salvar vidas através da ciência e do diagnóstico. O profissional biomédico está ganhando uma visibilidade cada vez maior, tanto para a atuação clínica quanto laboratorial, diagnóstico, pesquisa e inovações tecnológicas. A Biomedicina representa saúde, diagnóstico, vida, ciência e paixão e poder contribuir com um projeto tão bonito é ímpar, está para além da experiência profissional, mas traz consigo a sensação de dever cumprido”, revela a estagiária do IHHS.

*Matéria atualizada em 01/04/2024, às 10h51

Leia mais: Unit alcança destaques regional e nacional no Ranking Universidades Empreendedoras 2023

Compartilhe: