ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Transjus mantém atendimento durante pandemia

Desenvolvido pela Universidade Tiradentes, o Projeto Transjus presta assistência e orientação jurídica à população LGBTQIA+

às 14h12
Compartilhe:

Implementado em 2017 por acadêmicos do curso de Direito da Universidade Tiradentes, o Projeto Transjus realiza assistência e orientação jurídica da população LGBTQIA+ quando há dificuldades ou impedimentos para exercer os direitos.

Com a flexibilização das medidas restritivas da pandemia do novo coronavírus, a iniciativa mantém os atendimentos no Núcleo de Práticas Jurídicas da Unit.

“Estamos com os atendimentos em pleno funcionamento. Somente este ano já realizamos aproximadamente 10 atendimentos para orientação e encaminhamento e uma ação judicial”, comenta a professora Dra. Acácia Lelis, coordenadora do Transjus.

O projeto atua na esfera judicial e extrajudicial em busca dos direitos da população LGBTQIA+.

“Acredito que o Transjus cresceu muito desde sua implantação. Um projeto tímido, idealizado pelos estudantes, e agora se mostra um grande instrumento para a efetivação de direitos. O projeto evidencia a importância da universidade no seu papel social”.

Com atendimento personalizado e acolhedor, os estudantes que integram o projeto ganham, além da experiência jurídica, uma vivência mais humanizada.

“O projeto oferece para o acadêmico um grande aprendizado na área de atuação LGBTQIA+ e esse ensinamento vai fazer a diferença em sua atuação profissional, não só pelo conhecimento específico adquirido, mas permitindo um olhar mais humanizado e a empatia”, destaca a professora Acácia.

Os atendimentos do Projeto Transjus são realizados no Núcleo de Práticas Jurídicas localizado à Rua Lagarto, 253, Centro, em Aracaju.

 

Leia também:

Transjus: dignidade humana e direitos básico da pessoa LGBTQIA+

Projetos com participação do Grupo Tiradentes combatem a homofobia

 

Compartilhe: