Última chamada para as inscrições do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI) 2023.1. Até o dia 9 de abril, estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) podem se inscrever no processo seletivo e conquistar a oportunidade de fazer um semestre de seu curso em uma das 40 instituições de ensino em 11 países nos quais a Unit tem parceria.
“Os benefícios da mobilidade acadêmica são inúmeros, sobretudo por se tratar de uma oportunidade de aperfeiçoamento acadêmico que pode gerar um diferencial de aprendizado e de conhecimentos que impulsionam os estudantes a compreender uma série de perspectivas culturais e acadêmicas distintas, levando a uma maior compreensão de desafios globais”, reforça a assessora de Relações Internacionais, Julia Gubert.
A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo, Milena Nascimento Nogueira, que participou do ProMai em Portugal, comprova. “Antes mesmo de entrar na Unit eu já sabia da possibilidade de fazer mobilidade acadêmica. Sempre foi um sonho e vi a universidade como oportunidade de realizá-lo. Cresci bastante intelectualmente e profissionalmente com a experiência”, conta.
“Pude conhecer diversas culturas; ter a experiência de estudar uma parte da graduação em outro país com costumes completamente diferentes dos nossos; aprender outros idiomas; conhecer inúmeras cidades e países que sempre sonhei em conhecer e parecia algo impossível para a minha realidade (sendo estudante bolsista pelo ProUni e baixa renda); criar laços com pessoas de diversos países que perduram até hoje”, afirma Milena.
Requisitos
Antes de tudo, o aluno precisa ter o interesse em viver uma experiência internacional. Flexibilidade, resiliência e capacidade de adaptação são pontos importantes; e para conseguir se inserir em uma nova cultura também são essenciais características como proatividade, engajamento e desprendimento.
Para conseguir uma boa colocação no processo seletivo, no geral, o estudante precisa ter uma boa média, bom engajamento acadêmico e participação em trabalhos voluntários. Além disso, dependendo do destino pretendido, também precisa de conhecimento específico no idioma local, dependendo do que é solicitado pela instituição de destino.
Os requisitos técnicos para o ProMai são:
– Ser maior de 18 anos, residente e domiciliado no Brasil;
– Estar regularmente matriculado em sua instituição (com integralização da carga horária entre 20% e até 80%);
– Os alunos do curso de Medicina não precisam ter sua carga horária integralizada, mas, no momento da candidatura, deve estar cursando entre o terceiro e sétimo período;
– Ter média geral ponderada igual ou superior à 7,00 no curso em que o discente está matriculado;
– Não estar inadimplente financeiramente com nenhuma das instituições de ensino do GT;
– Não estar respondendo a processo disciplinar em nenhuma das instituições – ou não ter recebido punições neles;
– Estar com o esquema de vacinação completo contra a Covid-19 (atualmente, 4 doses).
Leia também: Promai: oportunidade para ajudar o aluno a ampliar horizontes