ESTUDE NA UNIT
MENU

Promovendo a saúde feminina: o papel vital do CAISM na comunidade

Saiba como funciona os serviços do CAISM da Unit e entenda seu impacto para a sociedade

às 14h14
Compartilhe:

O Consultório de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM), vinculado ao curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), emerge como um farol de cuidado e inclusão no cenário da saúde feminina, sendo um importante ponto de cuidado e prevenção para mulheres em Aracaju (SE). Oferecendo exames gratuitos, o CAISM auxilia no rastreamento do câncer de colo de útero e de mama no município.

Os serviços abrangem não apenas a comunidade acadêmica, e os residentes de Aracaju, mas também abre as portas para homens trans em busca de atendimento especializado e humanizado. 

De acordo com a auxiliar de serviços gerais, Márcia Maria de Santana, de 61 anos, o CAISM da Unit se destacou como uma solução eficaz e acessível para exames preventivos. Ela compartilha sua experiência, enfatizando a rapidez no agendamento e a conveniência de ter um horário marcado, o que não apenas agilizou o processo, mas também não interferiu em sua rotina. 

“Fiquei sabendo do CAISM porque uma colega de trabalho me falou que lá faziam exames preventivos. Como eu já tinha tentado marcar pelo postinho de saúde perto de casa e ainda estava esperando na fila, agendei minha consulta e foi bem rápido o prazo de espera. Isso é muito bom porque não precisei esperar tanto. Se eu soubesse antes que seria tão fácil fazer meu preventivo já teria vindo antes. Descobri que esse é um ótimo lugar para cuidar da minha saúde”, afirma. 

A estudante de Enfermagem, Kamille Vieira Silva, e monitora do CAISM, destaca o papel educacional desempenhado pelo CAISM da Unit. Ela auxilia na organização do atendimento, fornece orientações sobre saúde sexual e promove a conscientização sobre a importância dos exames periódicos.

“Minha rotina consiste em auxiliar os professores a montarem planilhas com os consolidados para levar para análise, a organizar a rotina de atendimento e orientar os monitorados. Além disso, nós fazemos um serviço de educação sexual para a população. Ensinamos a importância de fazer os exames periodicamente, de como se prevenir contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), a saúde preventiva da mulher e métodos contraceptivos”, comenta.

Construindo parcerias

Para alcançar uma gama ainda mais ampla de pacientes, o CAISM da Unit estabeleceu uma parceria vital com a ONG Astra – Direitos Humanos e Cidadania LGBT. Juntas, essas organizações se unem para atender homens trans, garantindo que eles tenham acesso a exames preventivos de forma segura e acolhedora. Essa colaboração exemplifica o compromisso do CAISM em criar um ambiente inclusivo e acessível para todos.

Serviços ofertados

Além dos exames cruciais, como citologia e avaliação clínica das mamas, o consultório também disponibiliza testes rápidos para ISTs, fornecendo respostas rápidas e precisas para a saúde sexual das pacientes. 

Essa abordagem abrangente se estende à oferta de preservativos masculinos e femininos, destacando o compromisso do CAISM em promover práticas seguras e saudáveis, empoderando seu público com o conhecimento e as ferramentas necessárias para uma vida saudável e autônoma.

Os exames são gratuitos e basta agendar ligando para o número (79) 3218-2136.

CAISM

O CAISM é um projeto de extensão realizado pelo curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes, iniciado em 2007, com o objetivo geral de integrar práticas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), fundamentadas na participação social, no contexto da universidade enquanto agente formador e capaz de promover mudanças, reafirmando a missão da enfermagem enquanto “profissão do cuidado”, no desenvolvimento de atividades educativas, preventivas e curativas voltadas à saúde da mulher, principalmente no tocante à prevenção do câncer de colo do útero e mama.

Leia também: Estudante de Medicina compartilha experiência de estágio no Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Compartilhe: